Notícias Parece um Beetle de quatro portas, mas não é um Volkswagen

Apresentação

Parece um Beetle de quatro portas, mas não é um Volkswagen

Nascido na China, o ORA parece o Beetle elétrico que a Volkswagen continua a recusar-se a produzir. A apresentação está marcada para o Salão de Xangai.

Ora Beetle

Apesar dos rumores do renascimento do Volkswagen Beetle surgirem quase com a mesma frequência que as marés, nada indica a marca alemã planeie fazer uma versão moderna do seu icónico modelo, após ter terminado a produção da última geração em 2019.

Talvez aproveitando essa ausência e tentando capitalizar o imensa legião de fãs do modelo, a marca chinesa ORA (que integra o portefólio da gigante Great Wall Motors) decidiu criar uma espécie de “Carocha moderno”.

Com estreia marcada para o próximo Salão de Xangai, este modelo 100% elétrico não esconde a inspiração no Beetle original, isto apesar de contar com quatro portas em vez das duas a que a sua “musa” recorria.

A NÃO PERDER: Deseja um chá? Este MPV chinês satisfaz-lhe a vontade
ORA Beetle

Inspiração retro em todo o lado

Começando pelo exterior, a inspiração não se traduz apenas nas formas arredondadas da carroçaria. Os faróis são circulares como no Beetle e até os para-choques parecem inspirados nos do modelo alemão. A única exceção é a traseira, onde a ORA parece ter feito mais concessões à modernidade.

No interior a inspiração retro manteve-se e está evidente no volante que parece retirado de um modelo de meados do século passado. Já as saídas de ventilação estilo turbina (à la Mercedes-Benz) e o ecrã do sistema de infoentretenimento denunciam que estamos perante um carro moderno.

ORA Beetle
Também no interior há marcas do estilo retro.
A NÃO PERDER: Volkswagen ID.4 chega a Portugal. Conheça a gama e preços

Segundo a publicação chinesa Autohome a ORA refere-se ao seu novo modelo (cujo nome ainda não foi revelado) como “uma máquina do tempo que dará aos proprietários uma sensação de nostalgia “.

Criadora de modelos como o R1 (uma “mistura” de Smart fortwo e Honda e) ou o Haomao (que parece juntar a frente típica da Porsche à carroçaria de um MINI), a ORA ainda não revelou quaisquer dados técnicos do “seu Beetle”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China