Notícias Há 25 anos o Opel Calibra entrava na história do desporto automóvel

Efeméride

Há 25 anos o Opel Calibra entrava na história do desporto automóvel

Em 1996, o Opel Calibra V6 4x4 foi a "arma" usada pela marca alemã para conquistar o Campeonato Internacional de Carros de Turismo (ITC).

Opel Calibra V6 4x4 ITC

Se atualmente o envolvimento da Opel no desporto automóvel assume a forma do inédito Corsa-e Rally, há 25 anos a “joia da coroa” da marca alemã dava pelo nome de Opel Calibra V6 4×4.

Inscrito no Campeonato Internacional de Carros de Turismo (ITC) — nasce a partir do DTM que, graças ao apoio da FIA, passou a disputar-se em todo o mundo — o Calibra tinha como rivais modelos como o Alfa Romeo 155 e o Mercedes-Benz Classe C.

Ao longo de uma época com provas disputadas um pouco por todo o mundo, o Calibra deu à Opel em 1996 o campeonato de construtores e a Manuel Reuter o título de pilotos. No total, na temporada de 1996, os pilotos do Calibra alcançaram nove vitórias em 26 provas, conquistando 19 lugares no pódio.

A NÃO PERDER: Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Opel Calibra

O Opel Calibra V6 4×4

Com um grau tecnológico comparável ao da Fórmula 1, o Opel Calibra V6 4×4 recorria a um V6 baseado no motor usado pelo Opel Monterey. Com um bloco em alumínio mais leve que o do motor original, e com um “V” também ele mais aberto (75º contra 54º), este foi desenvolvido pela Cosworth Engineering e debitava cerca de 500 cv em 1996.

A transmissão estava a cargo de uma caixa semiautomática de seis velocidades com comando hidráulico, desenvolvida em conjunto com a Williams GP Engineering, que permitia mudar de relação em apenas 0,004 segundos.

A aerodinâmica do coupé também nunca parou de evoluir, graças às 200 horas passadas no túnel de vento, com o downforce do Calibra V6 4×4 a crescer 28%.

VEJA TAMBÉM: Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”

A vitória da Opel na temporada de 1996 acabou por funcionar como o “canto do cisne” do ITC. Os custos de desenvolvimento e manutenção dos carros da denominada “Classe 1” (onde se inseria o Calibra) tornaram-se demasiado elevados e o ITC acabou por desaparecer após dois anos.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Opel deixou de usar o nome Kadett?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As muitas máscaras do Opel Kadett
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As muitas máscaras do Opel Kadett