Notícias O Isuzu Trooper… não, Opel Monterey… não! O Acura SLX foi alvo de um restomod

Restomod

O Isuzu Trooper… não, Opel Monterey… não! O Acura SLX foi alvo de um restomod

Ao que parece, a moda dos restomod está a chegar aos modelos mais recentes e a prová-lo está este Acura SLX de 1997 que recebeu um novo motor e transmissão… da própria Acura.

Acura SLX restomod

Por cá ficou conhecido como Opel Monterey ou Isuzu Trooper, no entanto, houve mercados onde deu pelo nome de Acura SLX ou Honda Horizon (entre muitos outros) e é um exemplo da badge engineering no seu melhor.

O exemplar de que te falamos hoje é um Acura SLX, o primeiro SUV a ser vendido pela marca premium da Honda (atua, sobretudo, na América do Norte) e é o mais recente exemplo de um restomod com que nos cruzámos. O curioso é que este exemplar é da autoria da própria Acura.

Esteticamente manteve-se praticamente idêntico a quando saiu do stand em 1997. Ainda assim, destacam-se as novas jantes de 17”, a nova pintura e o logótipo “SH-AWD” que antecipa as novidades que esconde debaixo do capot e ao nível da transmissão.

VÊ TAMBÉM: Estes são os 5 clássicos reimaginados mais desejados
Acura SLX

Já no interior, as únicas novidades são o novo comando da caixa de velocidades, os novos estofos e umas (muito) discretas aplicações em madeira.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Honda Civic 1.6 i-DTEC: o último de uma era

E na mecânica, o que mudou?

Se esteticamente este restomod manteve o Acura SLX praticamente inalterado o mesmo não se pode dizer ao nível mecânico.

Para começar, o motor V6 com 3.2 l e 190 cv com que este contava originalmente deu lugar a um 2.0 l de quatro cilindros, VTEC, turbo que, depois de umas “mexidas”, passou a debitar 350 cv.

VÊ TAMBÉM: Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Acura SLX
Graças às mexidas de que foi alvo o Acura SLX passou a ser capaz de fazer coisas destas.

Já a caixa automática de quatro velocidades original foi substituída por uma de 10 velocidades, o que também obrigou a integrar um novo comando no interior do SLX. O sistema de tração integral deu lugar ao SH-AWD (Super Handling All Wheel Drive) da Acura, um sistema capaz de fazer vetorização de binário.

VÊ TAMBÉM: Este corta-relva do “demo” é mais rápido que o teu carro

Por fim, ao nível das ligações ao solo, o Acura SLX recebeu novos sub-chassis à frente e atrás. Na dianteira, o esquema da suspensão deixou de ser de triângulos sobrepostos e passou a ser do tipo MacPherson, enquanto na traseira, perdeu o eixo rígido e ganhou um esquema independente multilink.

Também os travões foram majorados, com os dianteiros a crescer uma polegada, e a largura de vias também aumentou substancialmente.

Os componentes que agora integram este revitalizado e modificado SLX provém do Acura RDX, um dos SUV vendidos atualmente pela marca. O resultado final deste exercício não podia ser mais satisfatório: continua a ser fiel ao original, e dificilmente o distinguiríamos entre outros SLX, mesmo tendo conhecimento da extensão das alterações efetuadas.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Honda HR-V Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do Honda HR-V Sport. Queimar os últimos cartuchos