Notícias SF5. O primeiro carro da Huawei é um crossover híbrido com 550 cv

Apresentação

SF5. O primeiro carro da Huawei é um crossover híbrido com 550 cv

A Huawei juntou-se à SERES para desenvolver um crossover híbrido plug-in que será vendido nas lojas da gigante tecnológica chinesa.

Huawei SF5

As gigantes tecnológicas estão cada vez mais interessadas na indústria automóvel e depois dos rumores que davam conta que a Apple podia lançar o seu próprio veículo, é a Huawei que acaba de se estrear no mercado com o SF5, um crossover híbrido plug-in com autonomia para mais de 1000 km (NEDC).

Mas apesar de já estar presente no website da Huawei para encomenda e de brevemente começar a exibir-se em algumas lojas da empresa de tecnologia asiática, o SF5 está longe de ter sido criado de raíz pela gigante da tecnologia. A Huawei juntou-se à fabricante chinesa SERES para atualizar o SF5 já existente, modelo que foi lançado originalmente em 2019.

Porém, isso não invalida o facto de este ser o primeiro automóvel comercializado pela Huawei, que já fez saber que pretende investir mil milhões de dólares (cerca de 832 milhões de euros) no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma.

A NÃO PERDER: O Salão de Xangai foi o primeiro salão automóvel de 2021. Que novidades mostrou?
Huawei-SF5

Para o Celius Huawei Smart Choice SF5, como é oficialmente designado, a Huawei garante que ajudou a SERES no desenvolvimento do sistema motriz, que consiste num motor a gasolina de 1.5 litros combinado com dois propulsores elétricos, para uma potência combinada de 550 cv (405 kW) e 820 Nm de binário máximo.

A Huawei não entrou em grandes detalhes acerca do funcionamento deste sistema híbrido, mas sabe-se que o motor a gasolina funciona como gerador para alimentar o pack de baterias, que por sua vez “anima” os dois motores elétricos.

A NÃO PERDER: Hyundai e Apple já não estão em negociações. E agora?

Huawei-SF5

0 aos 100 km/h em 4,7s

Tudo somado, este crossover é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7s e de percorrer até 180 km recorrendo apenas à eletricidade, com a autonomia total a superar os 1000 km, de acordo com o permissivo ciclo NEDC.

Com 4700 mm de comprimento, 1930 mm de largura e 1625 mm de altura, o SF5 tem uma distância entre eixos de 2875 mm e apresenta-se com uma imagem sóbria que assenta numa carroçaria de linhas fluídas, puxadores das portas escamoteáveis e uma assinatura luminosa (LED) distinta.

Huawei-SF5

Porém, é dentro do habitáculo que o “toque” da Huawei mais se faz sentir. A empresa tecnológica afirma que dedicou especial atenção ao sistema de som com 11 altifalantes e ao sistema de infoentretenimento, que pode ser controlado por voz.

LEIAM TAMBÉM: Tecnologia portuguesa na mão de mais de 1 milhão de condutores BMW

O isolamento acústico também mereceu cuidados redobrados por parte da Huawei, que garante ter criado uma “experiência silenciosa ao nível de uma biblioteca”.

Huawei-SF5

Um Power Bank sobre rodas?

Equipado com cruise control adaptativo de alta velocidade para autoestradas, e com um assistente de congestionamento de tráfego com centralização de faixa e sistema de travagem de emergência, o Celius Huawei Smart Choice SF5 destaca-se ainda pela função de carregamento (vehicle-to-vehicle) que apresenta, uma vez que é capaz de alimentar outros automóveis ou equipamentos, como por exemplo material de campismo.

Huawei-SF5

Este anúncio emocionante estabelece um precedente tanto para a indústria de eletrónica de consumo como para a indústria de automóveis elétricos. No futuro, não só queremos fornecer soluções de referência para ajudar os nossos parceiros a construirem carros mais inteligentes como queremos ajudá-los a vender esses veículos na nossa rede de lojas por toda a China.

Richard Yu, diretor executivo da Huawei
A NÃO PERDER: Nissan testa tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) em projeto pioneiro nos Açores

Tal como referimos acima, a Huawei já está a aceitar encomendas para o SF5, cujos preços arrancam — aproximadamente — nos 31 654 euros para a versão de tração às quatro rodas e nos 27 790 euros para a variante com tração às duas rodas.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia elétrica (WLTP) do KIA e-Niro Move 39?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

e-Niro Move 39. A versão mais acessível do crossover elétrico da Kia