Notícias Ford revelou Evos na China. Será este o sucessor crossover do Mondeo?

Apresentação

Ford revelou Evos na China. Será este o sucessor crossover do Mondeo?

Com uma imagem musculada e contornos desportivos, o Ford Evo apresentou-se com um ecrã interior com mais de um metro de largura e muita tecnologia.

ford evos

A Ford escolheu a edição deste ano do Salão de Xangai, na China, para apresentar ao mundo a sua mais recente criação, o Ford Evos.

Desenvolvido pela joint venture Changan Ford, sob o plano China 2.0 da marca da oval azul, o Evos é uma espécie de crossover coupé — tem alguns pontos em comum com o novo Citroën C5 X, não acham? —que conta com uma secção traseira que nos remete igualmente para as carroçarias tipo carrinha.

A dianteira, com uma enorme grelha com acabamentos em preto e com uma assinatura luminosa rasgada, é inspirada na linguagem visual do Equator, um novo SUV de grandes dimensões que a Ford também apresentou muito recentemente na China, o que mostra bem a importância deste mercado para a fabricante norte-americana.

A NÃO PERDER: Ford anuncia passos para alcançar a neutralidade carbónica em 2050
ford evos

Muito pouco se sabe acerca deste modelo, que até ao momento apenas está confirmado no mercado chinês. Porém, não está descartada a possibilidade de este modelo também vir a ser comercializado na Europa e na América do Norte, substituindo o Ford Mondeo e o Ford Fusion, respetivamente.

Por confirmar estão também as motorizações que vão “animar” este Evos, ainda que sejam esperadas mecânicas exclusivamente eletrificadas.

A NÃO PERDER: Fim da linha. Ford Mondeo deixa de ser produzido em 2022

Aposta na tecnologia

A Ford revelou apenas uma imagem do habitáculo do Evos, mas chegou para captar todas as nossas atenções, já que este crossover se apresenta com um painel horizontal com mais de um metro de largura (1,1m).

ford evos

Este painel divide-se entre um painel de instrumentos digital com 12,3” e um enorme ecrã central — com resolução 4K — com 27″, capaz de “correr” a última evolução do sistema SYNC+ 2.0 da Ford, que aqui conta com tecnologia de inteligência artificial da Baidu.

Tal como acontece com os novos Mustang Mach-E e F-150, também este Evos consegue receber atualizações remotas OTA (over-the-air).

VEJAM TAMBÉM: Ford Explorer ST-Line PHEV (457 cv). O MEGA SUV «made in USA»

Quando chega?

A Ford ainda não confirmou quando vai começar a vender o novo Evos no mercado chinês, mas sabe-se que a estreia terá lugar ainda este ano.

Resta agora saber se este novo modelo da marca da oval azul vai ficar “confinado” ao território chinês ou se também passará a integrar, no futuro, as gamas europeia e norte-americana da Ford.

Ford Evos sketch
Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do novo Ford Puma?