Notícias Polícia italiana apreendeu F1 da Ferrari falso feito com impressora 3D

Insólito

Polícia italiana apreendeu F1 da Ferrari falso feito com impressora 3D

Cópia falsa do Ferrari SF90 de F1 chegou a Itália proveniente do Brasil e tinha como destino final um concessionário automóvel na zona da Toscana.

Polícia italiana apreendeu Fórmula 1 da ferrari falso

Chega-nos de Itália, mais concretamente de Roma, uma das histórias mais insólitas dos últimos tempos. A polícia italiana apreendeu um monolugar de F1 falsificado, com as cores da Scuderia Ferrari.

Trata-se de uma cópia do Ferrari SF90 com que Sebastian Vettel e Charles Leclerc disputaram o Mundial de Fórmula 1 de 2019. Feita à escala 1:1, esta falsificação chegou a Itália proveniente do Brasil e tinha como destino um concessionário automóvel na região da Toscana.

Assim que o modelo foi intercetado, as autoridades transalpinas perceberam que as peças deste “puzzle” complexo não encaixavam e entraram imediatamente em contacto com a Scuderia Ferrari, que lhes pediu que apreendessem o monolugar, uma vez que se tratava de uma cópia não autorizada.

VEJA TAMBÉM: Sid Watkins. O «grande arquiteto» da segurança na Fórmula 1

A decisão de reter o carro foi tomada pela Agência de Patentes e Monopólios italiana, juntamente com a Guardia di Finanza, que só descansaram até conseguir uma resposta oficial por parte da fabricante do Cavallino Rampante, que afirmou nada saber acerca do modelo em causa.

As autoridades italianas estimam que o objetivo era que esta cópia fosse usada como um carro de exposição no referido concessionário e que foi construída com recurso a uma impressora 3D, com base em fotografias detalhadas do Ferrari SF90 verdadeiro.

Ferrari SF90 2019 Charles Leclerc
SF90 da Scuderia Ferrari conduzido por Charles Leclerc.

Como seria de esperar, esta réplica falsa não contava com qualquer elemento mecânico ou elétrico, apenas com a “carcaça”. Porém, representa uma clara violação dos direitos de propriedade intelectual e industrial da Ferrari, pelo que os responsáveis por esta cópia deverão ter que enfrentar a lei daquele país.

McLaren MP4/4 também foi “clonado”

Apesar de a polícia italiana não o ter referido, nas imagens divulgadas pela Agência de Patentes e Monopólios de Itália é possível ver também uma réplica falsa do McLaren MP4/4 (com motor Honda) com que Ayrton Senna se sagrou pela primeira vez campeão do mundo de Fórmula 1, em 1988.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último ano do português Tiago Monteiro na Fórmula 1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fica a conhecer todos os pilotos portugueses que chegaram à Fórmula 1