Venda
Só nos EUA. Este Ford Focus tem um motor V8 e tração traseira
Pode não parecer, mas debaixo da carroçaria deste Ford Focus "escondem-se" diversos componentes usados pelo Mustang, inclusive um motor V8.
Os EUA têm uma relação “especial” com os motores V8. Por lá é usual trocar os motores de diversos automóveis (nem os Tesla Model S escapam) por este tipo de motorização e este Ford Focus V8 é a prova disso.
Fruto do trabalho de dois proprietários diferentes (um começou a transformação e o outro terminou-a), este Ford Focus é a prova de que há trabalhos de “corte e costura” que funcionam.
No exterior, destacam-se a pintura “Ford Fury Orange only”, os para-choques SVT com luzes de nevoeiro integradas, os vidros escurecidos e as jantes de 17” também da SVT. Curiosamente, os pneus são da desconhecida marca Velozza.
A NÃO PERDER: Heresia? Lunaz converte Bentley Continental S2 num 100% elétrico
Já no interior as mudanças foram escassas. Apesar de termos bancos desportivos, o facto de a maioria dos revestimentos serem em preto dão um aspeto soturno e discreto ao habitáculo.
As novidades resumem-se ao painel de instrumentos da SVT cujo velocímetro está graduado até às 160 milhas por hora (257 km/h), aos pedais em alumínio e ao punho da manete das mudanças designado “Pro 5.0 Short-Throw-Shifter” e que podemos comprar… na Amazon.
Meio Focus, meio Mustang
No lugar dos tradicionais quatro cilindros em linha surge um V8 com 5.0 l proveniente de um Mustang da terceira geração (produzido entre 1978 e 1993).
Como se não bastasse, este motor foi alvo de melhoramentos, tendo recebido uma árvore de cames da Ford Performance, uma nova cabeça do motor e ainda um novo coletor de admissão da Cobra. Além disto, os coletores de escape estão direcionados para a frente, razão pela qual as saídas de escape encontram-se… à frente das rodas dianteiras, integradas no para-choques.

Equipado com uma caixa manual de cinco relações da Tremec, a outra grande diferença deste Ford Focus V8 em relação a todos os outros é que envia a potência às rodas traseiras, graças a um eixo “herdado” pelo Mustang (mas projetado para as Ford Ranger e F-150) e dotado de um diferencial autoblocante da Ford Motorsport.
A NÃO PERDER: Este Golf V8 RWD tem mais de BMW do que VolkswagenO que mais mudou?
A conversão para tração traseira obrigou à adoção de uma suspensão completamente nova (e ajustável) e à instalação de um depósito de combustível com 37,9 litros na bagageira (o original deixou de caber).
Com um chassis reforçado, novas barras estabilizadoras e travões de disco, este Ford Focus conta ainda com o sistema de direção assistida do Mustang.

Leiloado no site Bring a Trailer por 27 500 dólares (cerca de 23 137 euros), este peculiar Focus conta com 70 mil milhas (112 654 quilómetros) só parece ter um “defeito”: o ar condicionado está avariado.
Curiosamente, este não é o primeiro Ford Focus com motor V8. Há uns anos no SEMA surgiu um protótipo também com um V8 e tração traseira e até já houve outro exemplar transformado à venda.
Sabe responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Ford Puma?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Testámos o Ford Puma Vignale com caixa automática. O lado “mais fino” do Puma?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Testámos o Ford Puma Vignale com caixa automática. O lado “mais fino” do Puma?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL