Arranque a Frio

Duelo SUV: Stelvio Quadrifoglio vs Grand Cherokee Trackhawk

O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio e o Jeep Grand Cherokee Trackhawk são os mais possantes SUV no universo FCA. Mas qual será o mais rápido numa drag race?

O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio e o Jeep Grand Cherokee Trackhawk são os pináculos de performance entre os SUV da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) — verdadeiras armas pesadas.

No canto italiano, temos o Stelvio Quadrifoglio equipado com um 2.9 V6 twinturbo de 510 cv e 600 Nm, transmitidos às quatro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades. Passa os 1900 kg de peso, mas declara apenas 3,8s dos 0 aos 100 km/h e… 283 km/h (num SUV).

No canto americano, um brutamontes. O Grand Cherokee Trackhawk recorre ao imenso 6.2 V8 Supercharged do Hellcat, com 717 cv (!) e vastos 838 Nm. Tal como o Stelvio, a transmissão destes imensos números está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades e de quatro rodas motrizes. São mais de 2500 kg, mas humilhados pelo poderio do motor: apenas 3,7s nos 0 aos 100, e 290 km/h de velocidade máxima.

Neste duelo entre “primos”, duas formas de abordar o SUV de alta performance (por muito paradoxal que seja essa definição), qual sairá vencedor numa clássica drag race? A CAR Magazine sul-africana tirou o tira-teimas:

VÊ TAMBÉM: Volvo Car Portugal instala tela publicitária que purifica o ar

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Mais artigos em Notícias