Notícias Histórico. Em setembro venderam-se mais veículos eletrificados que veículos Diesel

Mercado

Histórico. Em setembro venderam-se mais veículos eletrificados que veículos Diesel

Em setembro, as vendas de veículos eletrificados na Europa foram, pela primeira vez, superiores às de modelos com motor Diesel.

Toyota Corolla Touring
© Raul Mártires / Razão Automóvel

Os números são da JATO Dynamics e vêm confirmar o momento inédito no mercado automóvel europeu que ocorreu no mês de setembro: pela primeira vez venderam-se mais veículos eletrificados híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos) do que modelos com motor Diesel!

Num mercado onde os efeitos da pandemia se continuam a fazer sentir, em setembro a quota de mercado dos automóveis com motor Diesel caiu para os 25%. A quebra também se fez sentir nos modelos com motor a gasolina, com os 59% de quota em setembro de 2019 a caírem para 47% em setembro deste ano.

Já em contraste, os veículos eletrificados viram a sua quota de mercado chegar aos 25% em setembro (mais do dobro da quota alcançada no mês homólogo do ano passado), tendo sido registados um total de 327 800 automóveis eletrificados só no último mês.

VÊ TAMBÉM: Querem mais elétricos nas estradas? Reforcem a rede de carregamento
novo renault zoe 2020

Com o mercado europeu ainda a braços com os efeitos da pandemia da Covid-19, os números divulgados pela JATO Dynamics mostram que em setembro houve, com surpresa, um crescimento de 1% face ao período homólogo, com um total de 1,3 milhões de carros vendidos.

O que está na base destes resultados?

Citado pela Autocar, Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics refere que “apesar de estes resultados se deverem largamente às políticas e incentivos dos governos, os consumidores estão já prontos para adotarem estas novas tecnologias”.

No que às marcas diz respeito, a Toyota lidera entre as vendas de modelos eletrificados (graças aos seus híbridos), sendo seguida pelo Grupo Volkswagen que em setembro vendeu 40 300 automóveis eletrificados entre híbridos plug-in e elétricos.

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid
A extensa oferta híbrida da Toyota garantiu-lhe a liderança de vendas de modelos eletrificados.
VÊ TAMBÉM: Lexus atinge número de vendas histórico na Europa

Os mais vendidos

Quanto ao formato de carroçaria preferido pelos europeus, os SUV continuam a dominar as escolhas, tendo alcançado no mês passado 41,3% de quota de mercado.

Entre os SUV, a liderança coube ao Renault Captur, com 21 523 unidades vendidas. Atrás dele surge o seu compatriota, o Peugeot 2008 com 17 967 unidades e o Ford Puma com 17 910 unidades.

Também em destaque apresenta-se o Tesla Model 3, que com 15 787 unidades vendidas em setembro lidera, de longe, o segmento das berlinas. Para teres uma ideia, o segundo classificado, o Volkswagen Passat, ficou-se pelas 9591 unidades.

Quanto aos modelos mais vendidos na Europa, a liderança cabe ao “suspeito do costume”, o Volkswagen Golf, com 28 731 unidades vendidas. Atrás deste surgem o Opel/Vauxhall Corsa que vendeu em setembro 26 269 unidades e o Renault Clio com 23 986 vendas.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Renault Clio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Clio Initiale Paris. Topo de gama com preço de… topo