Mercado

Histórico. Em setembro venderam-se mais veículos eletrificados que veículos Diesel

Em setembro, as vendas de veículos eletrificados na Europa foram, pela primeira vez, superiores às de modelos com motor Diesel.

Os números são da JATO Dynamics e vêm confirmar o momento inédito no mercado automóvel europeu que ocorreu no mês de setembro: pela primeira vez venderam-se mais veículos eletrificados híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos) do que modelos com motor Diesel!

Num mercado onde os efeitos da pandemia se continuam a fazer sentir, em setembro a quota de mercado dos automóveis com motor Diesel caiu para os 25%. A quebra também se fez sentir nos modelos com motor a gasolina, com os 59% de quota em setembro de 2019 a caírem para 47% em setembro deste ano.

Já em contraste, os veículos eletrificados viram a sua quota de mercado chegar aos 25% em setembro (mais do dobro da quota alcançada no mês homólogo do ano passado), tendo sido registados um total de 327 800 automóveis eletrificados só no último mês.

VÊ TAMBÉM: Querem mais elétricos nas estradas? Reforcem a rede de carregamento
novo renault zoe 2020

Com o mercado europeu ainda a braços com os efeitos da pandemia da Covid-19, os números divulgados pela JATO Dynamics mostram que em setembro houve, com surpresa, um crescimento de 1% face ao período homólogo, com um total de 1,3 milhões de carros vendidos.

O que está na base destes resultados?

Citado pela Autocar, Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics refere que “apesar de estes resultados se deverem largamente às políticas e incentivos dos governos, os consumidores estão já prontos para adotarem estas novas tecnologias”.

No que às marcas diz respeito, a Toyota lidera entre as vendas de modelos eletrificados (graças aos seus híbridos), sendo seguida pelo Grupo Volkswagen que em setembro vendeu 40 300 automóveis eletrificados entre híbridos plug-in e elétricos.

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid
A extensa oferta híbrida da Toyota garantiu-lhe a liderança de vendas de modelos eletrificados.
VÊ TAMBÉM: Lexus atinge número de vendas histórico na Europa

Os mais vendidos

Quanto ao formato de carroçaria preferido pelos europeus, os SUV continuam a dominar as escolhas, tendo alcançado no mês passado 41,3% de quota de mercado.

Entre os SUV, a liderança coube ao Renault Captur, com 21 523 unidades vendidas. Atrás dele surge o seu compatriota, o Peugeot 2008 com 17 967 unidades e o Ford Puma com 17 910 unidades.

Também em destaque apresenta-se o Tesla Model 3, que com 15 787 unidades vendidas em setembro lidera, de longe, o segmento das berlinas. Para teres uma ideia, o segundo classificado, o Volkswagen Passat, ficou-se pelas 9591 unidades.

Quanto aos modelos mais vendidos na Europa, a liderança cabe ao “suspeito do costume”, o Volkswagen Golf, com 28 731 unidades vendidas. Atrás deste surgem o Opel/Vauxhall Corsa que vendeu em setembro 26 269 unidades e o Renault Clio com 23 986 vendas.

Sabes responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Renault Clio?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Renault Clio Initiale Paris. Topo de gama com preço de… topo

Mais artigos em Notícias