Notícias Opel Crossland perde o X, inspira-se no Mokka, ganha versão GS Line+

Apresentação

Opel Crossland perde o X, inspira-se no Mokka, ganha versão GS Line+

O Crossland X passa a simplesmente Opel Crossland na sua renovação e destaca-se pela nova face e pela nova versão GS Line+, de imagem mais desportiva.

Opel Crossland 2021

Tal como aconteceu com o novo Mokka, também o Opel Crossland X dispensou o “X” da sua denominação e nem foi preciso esperar por uma nova geração.

O agora simplesmente denominado Opel Crossland, lançado em 2017, recebeu um restyling, ocasião aproveitada pela marca alemã para lhe dar uma nova face e reforçar os seus argumentos tecnológicos.

O destaque está, naturalmente, na frente. O renovado Crossland tem uma face completamente nova, fortemente influenciada pela que vimos na segunda geração do Mokka, recentemente revelado.

VÊ TAMBÉM: Todos os preços para Portugal do novo Opel Mokka
Opel Crossland 2021

Denominada Opel Vizor, o novo rosto da marca alemã acabará por se espalhar a todos os seus modelos. Ainda que, no caso do Crossland, o efeito não seja tão conseguido como no Mokka. Consequência, talvez, de ser um restyling, uma operação mais limitada (custos/produção) do que começar do zero, como aconteceu com o Mokka.

Assim, o novo conjunto faróis/grelha tendem a ser um elemento único como no Mokka, e temos novos para-choques. Este último está rematado com uma proteção inferior (que também é replicada no novo para-choques traseiro) que surge em cor prata nas versões Ultimate.

Opel Crossland 2021

Atrás, além do para-choques, vemos o óculo traseiro ser visualmente estendido por uma superfície em preto brilhante que une as óticas traseiras. Além das extremidades, o renovado Crossland recebe ainda jantes de novo desenho e vários acabamentos, de 16″ e 17″.

No interior, não há diferenças, exceção feita aos bancos ergonómicos certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.). A segunda fila de bancos deslizante em 150 mm mantém-se como um dos seus argumentos.

Novidade ainda no tópico da aparência é a introdução do nível de equipamento GS Line+, de imagem mais desportiva. É caracterizado por um conjunto de jantes de 17″ em preto, a mesma cor usada para o tejadilho, pelos frisos a vermelho, as luzes traseiras LED e as barras de tejadilho.

Jantes 17" GS Line+
VÊ TAMBÉM: Todos os preços do renovado Opel Insignia para Portugal

Para lá do estilo

As novidades no renovado Crossland não se ficam pelas aparências. Os engenheiros da Opel em Rüsselsheim também concentraram esforços ao nível do chassis do crossover. Há novas molas e amortecedores à frente, enquanto há uma nova barra de torção para o eixo traseiro.

Opel Crossland 2021

Também a direção ganhou um novo veio intermédio na coluna, que a Opel diz melhorar a “precisão da direção e a sensação de centragem”. As alterações efetuadas garantem, diz a Opel, um “excelente equilíbrio entre conforto e agilidade” — cá estaremos para o comprovar na devida altura…

Ainda no capítulo dinâmico, novidade é também a introdução do IntelliGrip, um sistema de controlo de tração adaptativo que possui vários modos: Normal, Snow (Neve), Mud (Lama), Sand (Areia) e ESP Off (controlo de tração e estabilidade desligado, mas só até 50 km/h).

Intelligrip

Saltando para as motorizações, tudo na mesma, com estas a distribuírem-se por várias versões do tri-cilíndrico de 1,2 l a gasolina e do quatro cilindros de 1,5 l a gasóleo:

  • 1.2 — 83 cv; caixa manual de 5 vel.;
  • 1.2 Turbo — 110 cv; caixa manual de 6 vel.;
  • 1.2 Turbo — 130 cv; caixa manual de 6 vel.;
  • 1.2 Turbo — 130 cv; caixa automática de 6 vel.;
  • 1.5 Turbo D — 110 cv; caixa manual de 6 vel.;
  • 1.5 Turbo D — 120 cv; caixa automática de 6 vel.

Mais tecnologia

Por fim, não podia faltar um reforço no arsenal tecnológico no renovado Opel Crossland. Por exemplo, os faróis não são apenas novos em formato, mas também em tecnologia. São Full-LED adaptativos, comutando automaticamente entre médios e máximos e têm função de auto-nivelamento.

Tabliê

Encontramos ainda equipamentos como o Head-Up Display e vários equipamentos de segurança ativa. Entre eles o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões; ou ainda o assistente ao estacionamento automático, capaz de identificar espaços de estacionamento adequados, tanto em paralelo como na perpendicular, estacionado o veículo automaticamente.

TENS DE VER: Do Kadett ao Corsa-e. A história da eletrificação na Opel

Quando chega?

O renovado Opel Crossland chega aos concessionários no início de 2021, mas a marca alemã dará início, brevemente, à abertura das encomendas. Ainda não foram divulgados preços.

Sabe esta resposta?
Qual o Cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico) anunciado pelo Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento