Notícias Lexus foca-se nos SUV na Europa e retira da gama os CT, IS e RC

Mercado

Lexus foca-se nos SUV na Europa e retira da gama os CT, IS e RC

A Lexus quer focar-se nos SUV na Europa e por isso vai retirar da sua gama os Lexus CT, IS e RC. Quando? Assim que o stock destes modelos na Europa esgotar.

Lexus RC

Numa decisão pouco surpreendente, a Lexus anunciou que vai deixar de comercializar os Lexus CT, IS e RC na Europa para se focar na venda dos modelos que continuam a bater recordes: os SUV.

Em declarações à Automotive News Europe, um porta-voz da marca japonesa revelou que quando os stocks dos três modelos na Europa chegarem ao fim estes serão retirados do mercado no “Velho Continente”.

Acerca desta decisão, o mesmo porta-voz afirmou que esta se baseia na evolução do portefólio da marca e acrescentou: “se olharmos para as vendas da Lexus na Europa e nos mercados em geral, a evolução vai a caminho dos SUV”.

VÊ TAMBÉM: Queres aprender a desenhar o Lexus LC 500? Este tutorial ensina-te

Vendas em queda justificam a decisão

Basta uma rápida análise às vendas da Lexus na Europa para rapidamente compreendermos esta decisão. Segundo a JATO Dynamics, nos primeiros oito meses de 2020, o Lexus UX foi o best-seller da marca, tendo acumulado 10 291 unidades vendidas.

Atrás deste em segundo e terceiro lugares surgem mais dois SUV: o NX com 7739 unidades e o RX com 3474 unidades comercializadas.

VÊ TAMBÉM: Lexus LC 500 não é agressivo o suficiente? A Liberty Walk tem a solução

Quanto aos números dos três modelos de que se quer despedir, a Lexus viu as vendas do CT caírem 35% para as 2344 unidades; o IS ficar-se pelas 1101 unidades vendidas e o RC não ir além das 422 unidades. Ainda assim, a marca japonesa pretende continuar a comercializar por cá o mais desportivo Lexus RC F.

Porta-estandarte é para manter

Também com poucas vendas mas com lugar garantido na gama europeia da Lexus surge o seu topo de gama, o LS. No total, o mais luxuoso dos Lexus viu serem vendidas apenas 58 unidades nos primeiros oito meses do ano, no entanto, a marca japonesa não planeia abdicar dele.

Lexus LS

Aliás, se bem te recordas o “navio-almirante” da Lexus foi recentemente renovado tendo até recebido o sistema de assistência à condução (condução semi-autónoma) Lexus Teammate com inteligência artificial.

Também com futuro garantido na Europa está o Lexus ES cujas vendas subiram 3% nos primeiros oito meses de 2020, chegando às 2346 unidades.

Lexus ES 300h F Sport
VÊ TAMBÉM: Lexus UX 300e. Depois dos híbridos, o elétrico

Híbridos dominam

No total, no primeiro semestre de 2020 os híbridos corresponderam a 96% das vendas da Lexus na Europa.

Quanto às vendas globais na Europa nos primeiros oito meses do ano, a JATO Dynamics aponta que muito graças à procura pelo UX a Lexus viu as vendas caírem apenas 21% face aos 33% que o mercado caiu devido aos efeitos da pandemia.

Fonte: Automotive News Europe. 

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Bentley Flying Spur V8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Bentley Flying Spur recebeu um V8 e ficou mais leve
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Bentley Flying Spur recebeu um V8 e ficou mais leve