Notícias Lexus UX 300e. Depois dos híbridos, o elétrico

Apresentação

Lexus UX 300e. Depois dos híbridos, o elétrico

Baseado no Lexus UX que já conhecemos, o UX 300e marca a estreia da marca japonesa no mundo dos elétricos. Revelado na China, deve chegar à Europa em 2020.

Lexus UX 300e

Durante largos anos, falar acerca de eletrificação na Lexus era mencionar a sua extensa gama de híbridos. No entanto, a partir de agora eletrificação na Lexus também é sinónimo de modelos 100% elétricos, tudo cortesia do UX 300e.

Revelado no Salão de Guangzhou, na China, o UX 300e é praticamente igual aos restantes UX, sendo a única diferença a adoção de jantes mais aerodinâmicas.

Já no interior, para além de um aumento do isolamento acústico e da adoção do sistema Active Sound Control (ASC) que, segundo a Lexus, transmite um som ambiente natural para permitir uma maior compreensão das condições de condução, a única diferença surge no painel de instrumentos.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Lexus UX 250h. O que vale a resposta nipónica?
Lexus UX 300e

Os números do UX 300e

O Lexus UX 300e recorre à plataforma GA-C e baseia-se na versão elétrica do C-HR que a Toyota vende na China.

A animar o UX 300e encontra-se um motor elétrico colocado na dianteira e que debita 150 kW (cerca de 204 cv) e 300 Nm. Para já, a Lexus ainda não revelou quaisquer dados relativos às performances do seu primeiro elétrico.

VÊ TAMBÉM: Há matéria-prima suficiente para fazer baterias para tantos elétricos?

No que à bateria diz respeito, esta conta com 54,3 kWh de capacidade e oferece 400 km de autonomia, mas ainda com o ciclo NEDC. Já o tempo de carregamento continua a ser uma incógnita, no entanto a Lexus refere que com corrente alternada a potência de carregamento máxima é de 6,6 kW e com corrente contínua é de 50 kW.

VÊ TAMBÉM: A China é o paraíso dos carros elétricos. Porquê?
Lexus UX 300e
Para garantir que o comportamento dinâmico do UX 300e não se ressentia com o aumento do peso, a Lexus reviu os amortecedores do seu crossover.

Como seria de esperar, o Lexus UX 300e surge dotado de vários modos de condução e conta até com patilhas no volante que permitem gerir os quatro níveis de travagem regenerativa.

VÊ TAMBÉM: O que esperar da Lexus em 2030? O LF-30 Electrified é a resposta

Quando é que chega?

Com chegada prevista aos mercados europeus já para o próximo ano, ainda não são conhecidos os preços do primeiro elétrico da Lexus nem se sabe quando é que este deverá chegar ao mercado português.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Fiat Coupé?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Fiat Coupé 2.0 20v Turbo, o fim da linhagem