Notícias Donkervoort D8 GTO-JD70 R. O “monstro” holandês para as pistas

Apresentação

Donkervoort D8 GTO-JD70 R. O “monstro” holandês para as pistas

Chama-se Donkervoort D8 GTO-JD70 R e é a versão exclusiva para os circuitos do desportivo nascido nos Países Baixos. Fica a par de todos os seus detalhes.

Donkervoort
Donkervoort

Depois de em junho ter revelado a exclusiva versão de estrada do seu desportivo (só serão produzidas 70 unidades), a marca holandesa Donkervoort “voltou à carga” e apresentou a versão destinada às pistas, designada Donkervoort D8 GTO-JD70 R.

Descrito como o modelo mais rápido e agressivo da Donkervoort (e, quiçá, com o nome mais estranho), esteticamente o D8 GTO-JD70 R é praticamente igual ao da versão de estrada, distinguindo-se apenas pelo facto de abdicar do… tejadilho.

No capítulo mecânico o Donkervoort D8 GTO-JD70 R continua a recorrer a um motor da Audi, mais precisamente ao penta-cilíndrico com 2.5 l de capacidade, turbo, a debitar 421 cv e 560 Nm que surge associado a uma caixa sequencial de seis relações que envia a potência para as rodas traseiras.

VÊ TAMBÉM: MINI Countryman Powered by X-raid. Este é o Countryman mais radical de todos

Tudo isto permite ao desportivo dos Países Baixos cumprir os 0 aos 100 km/h em escassos 2,7s, atingir os 200 km/h em 7,7s e os 280 km/h de velocidade máxima, valores que, curiosamente, são iguais aos da versão de estrada.

Afinal o que mudou?

Se esteticamente pouco mudou e no capítulo da motorização o D8 GTO-JD70 R se manteve igual à versão de estrada, afinal o que traz de novo esta versão para as pistas?

Pois bem, as novidades do D8 GTO-JD70 R estão relacionadas com as ligações ao solo e começam logo nos amortecedores reguláveis, 20% mais rígidos, e numa suspensão que permitiu baixar a altura em 20 mm. Além disto, também as molas, as barras estabilizadoras e os sinoblocos viram a sua rigidez aumentar.

VÊ TAMBÉM: X-Bow GTX é a nova “arma” da KTM para as pistas

Quanto à direção, esta passou a contar com um sistema elétrico ajustável. Quanto ao sistema de travagem, apesar de ser idêntico ao do modelo de estrada, não deixa de apresentar novidades. À frente continuamos a ter discos de 310 mm com pinças de seis pistões e atrás discos de 285 mm, mas as pastilhas e o óleo dos travões são de competição e o ABS conta com 12 níveis de ajuste.

Quanto aos pneus estes são da Nankang e os dianteiros medem 235/45 R17 e os traseiros 245/40 R18. Tudo isto permitiu aumentar a aceleração lateral para os 2,25 g.

VÊ TAMBÉM: Caterham Seven 485 R (240 cv) em vídeo. Um brinquedo para ADULTOS

Ainda no campo das transformações, o Donkervoort D8 GTO-JD70 R recebeu uma roll cage que lhe adicionou 4,5 kg (ainda assim pesa uns reduzidíssimos 725 kg), um sistema de extinção de incêndios, assentos em fibra de carbono, reforços laterais e um depósito aprovado pela FIA.

Tudo isto somado faz com que este desportivo holandês veja o seu preço fixar-se nos 198 mil euros, isto sem contar com o valor dos impostos!

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2