Notícias ESC Off. Chris Harris vs 1000 cv eletrificados do Ferrari SF90 Stradale

Vídeo

ESC Off. Chris Harris vs 1000 cv eletrificados do Ferrari SF90 Stradale

Chris Harris, o conhecido apresentador do Top Gear, enfrenta o (também recordista) Ferrari SF90 Stradale, o superdesportivo híbrido plug-in de Maranello.

Ferrari SF90 Stradale chris harris

Se não contarmos com o especial e limitado Ferrari LaFerrari, o SF90 Stradale é o primeiro superdesportivo híbrido de série da marca do cavalinho rampante e é, em termos absolutos, o seu primeiro híbrido plug-in.

É também o mais potente Ferrari de estrada de sempre, apresentando-se com 1000 cv (e 800 Nm), superando os 963 cv do LaFerrari.

Um número alcançado graças ao casamento do 4,0 V8 biturbo de 780 cv e dos 220 cv gerados por três motores elétricos (um “entalado” entre a caixa de dupla embraiagem de oito velocidades e o V8, e dois no eixo dianteiro).

TENS DE VER: Todos os números do novo SF90 Stradale, o mais potente Ferrari de sempre
Ferrari SF90 Stradale

É ainda o primeiro Ferrari a poder-se deslocar exclusivamente através do eixo dianteiro, pois sendo um híbrido plug-in, quando no modo elétrico, só as rodas dianteiras são motorizadas.

Nesse modo, a bateria de 7,9 kWh permite que o SF90 Stradale percorra até 25 km de distância de forma inédita: em puro silêncio.

VÊ TAMBÉM: Vêm aí um Lamborghini sem tejadilho e para-brisas

Chris Harris, inimigo público n.º 1 dos pneus

Só falta mesmo saber como é que esta combinação mais extremista de hidrocarbonetos e eletrões se comporta. Foi o que Chris Harris, da Top Gear, pode fazer no primeiro episódio da temporada 29 do conhecido programa televisivo.

Deixamos aqui parte desse mesmo teste, com Chris Harris a colocar o SF90 Stradale em ângulos que são uma das “imagens de marca” do apresentador, e um cenário de terror para qualquer pneu.

Para perceber o que são verdadeiramente 1000 cv e 800 Nm num superdesportivo de motor central traseiro não muito leve (1570 kg… a seco), Harris chega mesmo a desligar o ESC (controlo de estabilidade)…

VÊ TAMBÉM: James May colocou à venda o seu Ferrari 308 GTB

SF90 Stradale, o mais rápido

Mas a visita do Ferrari SF90 Stradale à Top Gear não se ficou pelas perícias do sr. Chris Harris ao seu volante.

Com The Stig aos seus comandos, o superdesportivo hibridizado italiano tornou-se no mais rápido automóvel de estrada no circuito de testes da Top Gear.

Com um tempo de 1min11,3s, retirou 1,4s ao tempo do Ferrari 488 Pista — 1min12,7s —, o anterior detentor do recorde. Surpreendente? Sem dúvida.

Para mais quando comparamos com o tempo efetuado pelo Ferrari LaFerrari de 1min14,2s no mesmo circuito, mas com o piloto/apresentador Jason Plato ao volante. É assim o progresso…

Sabe esta resposta?
Qual destes Ferrari também estava equipado com um V8 Biturbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)