Venda

BMW 320is produzido para Portugal e Itália está à venda no… Canadá

Criado para "fugir" ao imposto automóvel e comercializado apenas em Portugal e Itália, este BMW 320is surgiu agora à venda no Canadá num estado imaculado.

A fiscalidade automóvel tem destas coisas e enquanto na África do Sul a BMW criou o 333i (E30) para compensar a ausência do icónico M3 (E30), em Portugal e em Itália a solução para contornar os pesados impostos que se abatiam sobre os carros com cilindradas mais elevadas, foi o BMW 320is.

Bem mais raro que o mais desejado M3 (E30) — do 320is produziram-se 2540 unidades, do M3 (E30) foram 18 843 —, o BMW 320is contava com uma versão mais “domesticada” do motor que animava o M3 contemporâneo.

Apesar de recorrer ao motor S14B20 do M3 (E30), o 320is viu a cilindrada descer dos 2.3 l do M3 para os 2.0 l, para ficar abaixo do penalizador escalão dos motores com mais de 2000 cm3.

VÊ TAMBÉM: Só há duas BMW M5 Touring E34 com este azul, e esta está à venda

No que à potência diz respeito, esta fixava-se nos excelentes 192 cv e 210 Nm, um valor que não envergonhava perante os 200 cv com que o M3 (E30) se apresentava originalmente. Já a transmissão estava a cargo de uma caixa Getrag 265 de rácio curto de cinco relações com o curso dog-leg (a primeira engrena-se para trás).

A suspensão é também da divisão M, mas o BMW 320is não contava com a panóplia de acessórios que adornavam a carroçaria do M3. No entanto, tal não significa que não tivesse alguns detalhes que lhe permitiam distinguir-se dos seus “irmãos”.

O exemplar à venda

Feita a devida apresentação do BMW 320is, é altura de te darmos a conhecer melhor o exemplar que se encontra à venda no Canadá.

Produzida a 11 de abril de 1990, este 320is foi um dos últimos a sair da fábrica da BMW em Regensberg. Importado dos EUA para o Canadá, a sua história antes de imigrar para o lado de lá do Atlântico é uma incógnita — foi importado de Portugal, Itália? Não sabemos ao certo, mas há documentos que indicam que terá, algures na sua existência, circulado por Itália.

VÊ TAMBÉM: BMW 767 iL “Goldfisch”. O derradeiro Série 7 com um colossal V16

O que sabemos é que não tem sido um clássico de garagem, sendo usado com frequência e contando já com 175 mil quilómetros. Apesar disto tanto o exterior como o interior este apresentam-se em muito bom estado, tendo já sido restaurado.

Quase totalmente de série, a maioria das concessões a essa originalidade encontram-se na suspensão. As barras estabilizadoras e as molas são da H&R e os amortecedores Bilstein B6 também não são de série. O resultado final destas alterações foi um decréscimo de cerca de 2,54 cm (uma polegada) da altura ao solo.

Por fim, também o silenciador de escape original foi substituído por um da Supersprint. Equipado com opcionais como o teto de abrir elétrico, este BMW 320is conta ainda com “luxos” como o fecho central, ABS ou os vidros elétricos.

Por esta altura já te deves estar a questionar acerca do preço pedido por este raro BMW. Anunciado no site da Hemmings, este BMW 320is está disponível por 29 900 dólares, cerca de 25 400 euros.

Sabes responder a esta?
Qual é a cilindrada do novo Hyundai i20 N?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Hyundai i20 N. 204 cv, caixa manual e mira apontada ao Ford Fiesta ST

Mais artigos em Notícias