Notícias 400 funcionários da Audi “emprestados” à Porsche para aumentar a produção do Taycan

Produção

400 funcionários da Audi “emprestados” à Porsche para aumentar a produção do Taycan

Já foi acusado de vender pouco, mas a procura pelo Porsche Taycan parece estar em alta. A marca alemã está a ter dificuldades em dar resposta a todas as encomendas.

Porsche taycan turbo s

Não foi há muito tempo que foram avançadas notícias de que o Porsche Taycan poderia ser um flop — menos de 5000 unidades entregues nos primeiros seis meses do ano fizeram soar os alarmes. Sabemos agora, por uma fonte, à partida improvável, que não é de todo assim.

Declarações de um porta-voz da… Audi à publicação alemã Automobilwoche (parte da Automotive News) revelam um cenário completamente distinto.

Para fazer face à elevada procura pelo elétrico da Porsche, 400 funcionários da Audi vão-se mudar da sua fábrica de Neckarsulm para a de Zuffenhausen (local de produção do Taycan) durante um período de dois anos, de modo a subir (bastante) os números de produção. A transferência de funcionários começou no último mês de junho e continuará durante os próximos meses.

TENS DE VER: Porsche Taycan ou Porsche 911? Conduzimos os dois!

O quão elevada é a procura?

A Porsche avançou, originalmente, que produziria 20 mil Taycan por ano. Com este reforço de 400 funcionários da Audi e mais 500 funcionários adicionais que a Porsche teve de contratar, a produção duplicará para 40 mil Taycan por ano. De acordo com um porta-voz da Porsche:

Estamos atualmente a produzir mais de 150 Taycan por dia. Estamos ainda na fase de subida de produção.

A justificação para tão poucos Taycan entregues até agora poderá estar relacionada, sobretudo, com a disrupção provocada pelo Covid-19. Convém recordar que a Porsche foi um dos poucos construtores automóveis a obter lucros na primeira metade de 2020 graças, de acordo com os seus responsáveis, às vendas robustas do Taycan, 911 Turbo e 911 Targa.

VÊ TAMBÉM: Porsche Taycan atualizado. Ficou mais rápido a acelerar e a carregar

Taycan Cross Turismo adiado

Para fazer face à elevada procura do Taycan, e também como consequência da disrupção provocada pelo Covid-19, a Porsche entretanto adiou o lançamento do Taycan Cross Turismo, a versão carrinha/crossover.

Inicialmente prevista para ainda este ano, a nova variante será agora revelada no início de 2021.

Porsche Mission E Cross Turismo
Porsche Mission E Cross Turismo foi revelado em 2018, como uma versão mais espaçosa e versátil do Taycan.
VÊ TAMBÉM: Audi e-tron S Sportback. Mais um motor, mais potência, mais… diversão

Audi e-tron GT

Após o período de empréstimo de funcionários à Porsche por parte da Audi terminar, estes regressarão à fábrica de Neckarsulm, com experiência acumulada na produção de automóveis elétricos.

Experiência que não será desperdiçada, pois é o local de produção do futuro Audi e-tron GT, uma berlina 100% elétrica “irmã” do Porsche Taycan. Recorrerá à mesma plataforma J1, assim como à mesma cadeia cinemática do elétrico de Estugarda.

A produção do e-tron GT arrancará já no final deste ano, a manterem-se os planos originais.

Audi e-tron GT concept
Audi e-tron GT concept

Fonte: Automobilwoche.