Clássicos

Pirelli volta a fazer pneus para o Fiat 500, o mais pequenito e original

Passa a ser mais fácil manter o pequeno e popular Fiat 500 (1957-1975) na estrada. A Pirelli voltou a fabricar os pneus Cinturato CN54.

Depois de ter voltado a fazer pneus para o (raro) Ferrari 250 GTO, o carro mais caro do mundo, a Pirelli volta a fabricar pneus para uma máquina diametralmente oposta: o pequeno, simpático e popular Fiat 500, ou Nuova 500, lançado em 1957.

Os novos Cinturato CN54 revelados fazem parte da Pirelli Collezione, uma gama de pneus para automóveis produzidos entre os anos 50 e 80 do século passado. Pneus que mantém o aspeto dos originais, mas são produzidos com compostos e tecnologias modernas.

O que isso significa é que, apesar de continuarem a parecer-se com os originais — para o aspeto não destoar do restante veículo —, ao serem feitos com compostos modernos, a sua segurança e performance são beneficiadas, sobretudo quando é necessário conduzir em condições mais adversas, como à chuva.

VÊ TAMBÉM: Pneus. Sabes como garantir que estão em bom estado?
Fiat 500 Pirelli Cinturato CN54

Recorrendo aos documentos e desenhos originais existentes nos arquivos da Fundação Pirelli, em Milão, os engenheiros da Pirelli puderam basear-se nos mesmos parâmetros usados pela equipa responsável pela criação do Fiat 500 — configurações do chassis e da suspensão — quando desenvolveram este novo pneu, melhor adaptando-o às características do veículo.

Originalmente lançados em 1972 — coincidindo com o lançamento do Fiat 500 R, a última evolução que o modelo conheceu —, os Cinturato CN54 de hoje estão disponíveis nas mesmas medidas diminutas dos originais. Ou seja, vão ser fabricados na medida 125 R 12, servindo todos os Fiat 500, que conheceu várias versões ao longo dos 18 anos em que foi produzido.

Fiat 500 Pirelli Cinturato CN54

Sim, são apenas 125 mm de largura e jantes de 12″ de diâmetro. Verdade seja dita, provavelmente não é necessário mais “borracha”.

O Nuova 500 era verdadeiramente pequeno — o 500 atual é um gigante quando colocado lado a lado com a sua musa inspiradora. Nem sequer tinha 3,0 m de comprimento e o seu motor traseiro bi-cilíndrico de 479 cm3 debitava, inicialmente, apenas 13 cv — subiria, mais tarde para uns “intempestivos”… 18 cv! Só dava 85 km/h, subindo para os 100 km/h na versão mais potente — velocidades… de loucos!

Fiat 500 Pirelli Cinturato CN54
Sabes responder a esta?
Com qual destes modelos o Fiat 500X partilha a sua plataforma e mecânica?

Mais artigos em Notícias