Notícias BMW M2 CS contra Mercedes-AMG A 45 S e Audi RS 3. Tração às duas melhor que quatro?

Drag Race

BMW M2 CS contra Mercedes-AMG A 45 S e Audi RS 3. Tração às duas melhor que quatro?

O novo BMW M2 CS defronta o Mercedes-AMG A 45 S e um Audi RS 3 — com uns pozinhos adicionais — numa prova de arranque. Qual sairá vencedor?

BMW M2 CS contra Mercedes-AMG A 45 S contra Audi RS 3

O BMW M2 CS é a derradeira versão do M2 que, apesar de ser o mais pequeno dos puro BMW M, é também considerado por muitos como o melhor deles todos — até por nós…

Com um chassis que revela todo o seu brilhantismo nas curvas, o quão fortes são também os seus atributos em reta, numa “clássica” prova de arranque, cortesia, mais uma vez, da Carwow.

O M2 CS tem como concorrentes de ocasião, modelos das arquirrivais Mercedes-AMG e Audi Sport. Porém, ao contrário do coupé de tração traseira e motor de seis cilindros (3,0 l) em linha de Munique, os seus opositores de Estugarda e Ingoldstadt surgem num mais familiar formato hot hatch: respetivamente, os A 45 S e RS 3.

VÊ TAMBÉM: Culpem as emissões. Europa diz adeus aos BMW M2 e M760Li ainda este ano
BMW M2 CS
A cor Misano Blue metalizada é exclusiva para o CS.

Não podiam ser mais diferentes. Ambos os hot hatch assentam sobre uma arquitetura de tração dianteira, mas ambos têm tração às quatro rodas. A diferença principal entre este par reside na motorização: um quatro cilindros em linha de 2,0 l — o mais potente do mundo num modelo de produção — no A 45 S; e um cinco cilindros em linha de 2,5 l no RS 3.

Há uma ressalva. O Audi RS 3 está a ser descontinuado — uma nova e prometedora geração já mexe —, e a sua venda já foi terminada no Reino Unido. Por isso a Carwow tomou a liberdade de recorrer a uma unidade de um seu espetador, que não está de todo original.

Audi RS 3 TESTE REVIEW PORTUGAL

O RS 3 usado nesta prova tem um novo intercooler, sistema de admissão, e os catalisadores foram removidos. Foi feito ainda um remapeamento ao motor, assim como à caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades — para passagens ainda mais rápidas. Resultado? 450 cv e 750 Nm, bem mais que os 400 cv e 480 Nm originais — o suficiente para lhe dar vantagem nesta prova?

Fica assim mais em sintonia com os idênticos 450 cv e os 550 Nm do BMW M2 CS, sendo o Mercedes-AMG A 45 S o menos potente, com 421 cv e 500 Nm, e também o mais pesado, com 1635 kg.

Mercedes-AMG A 45 S 4Matic+
Mercedes-AMG A 45 S 4Matic+ © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Por fim, todos os três modelos vêm equipados com caixas automáticas de dupla embraiagem: de sete velocidades no M2 CS e RS 3, e oito velocidades no A 45 S.

VÊ TAMBÉM: Corrida às armas: Mercedes-AMG A 45 S vs Audi RS 3 vs BMW M2 Competition

O BMW M2 CS é o único com duas rodas motrizes, o que poderá significar uma desvantagem no arranque inicial. Será mesmo assim?

Sabe esta resposta?
Nunca houve uma carrinha BMW M3 de produção, mas há um protótipo funcional de uma. A que geração pertence?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer