Notícias Tributação autónoma 2020. Como poupar na fiscalidade automóvel?

Fiscalidade Automóvel

Tributação autónoma 2020. Como poupar na fiscalidade automóvel?

Os efeitos da pandemia já se fazem sentir nas empresas. Regressamos ao tema da tributação autónoma e mostramos como pagar menos imposto sobre viaturas.

Renault Mégane carrinha

Voltamos à temática da tributação autónoma, um tema recorrente e sobre o qual continuam a haver inúmeras questões. A tributação autónoma nada mais é do que uma tributação adicional aplicada nas empresas, quando existem determinados tipos de despesas (o exemplo mais comum é as despesas com viaturas).

Os efeitos da pandemia do coronavírus começam naturalmente a evidenciar-se nos resultados das empresas de forma negativa. Como é expetável, devido ao impacto do COVID-19, este ano será sinónimo de resultados negativos em muitas empresas.

Assim, urge identificar formas de mitigar esse impacto, o que em muito passará certamente pela otimização fiscal da empresa.

Ora, relativamente às Tributações Autónomas, a lei prevê um agravamento de 10 pontos percentuais na taxa de imposto, caso a empresa apresente resultado negativo em determinado ano.

Então, mas a empresa tem prejuízos e o Estado cobra mais imposto?!

Na verdade, é isso mesmo. Pode não parecer justo e razoável, mas é o que tem acontecido. Porém, em consequência da atual pandemia, temos este ano uma novidade relevante neste domínio…

Pois bem, em 2020 está previsto que, para empresas que apresentem prejuízo neste ano e que simultaneamente tenham alcançado resultados positivos em anos anteriores, poderão ter aquele agravamento anulado.

Esta será mais uma das medidas para desanuviar as empresas da carga fiscal que este ano, em particular, se apresenta muito pesada.

VÊ TAMBÉM: Fica a saber o que o Orçamento de Estado 2020 reserva em fiscalidade automóvel

Recordemos que este tipo de tributações adicionais incide sobre algumas despesas das empresas, que o Estado considera de alguma forma ambíguas de apreciação. Consideremos como exemplo os gastos com viaturas e as despesas de representação.

VÊ TAMBÉM: Tens uma empresa? Há mais uma vantagem fiscal para viaturas elétricas ou híbridas plug-in

Caso prático: poupança de 1500 euros de imposto

O Alberto é gerente da empresa “Magnifico Empresário, Lda.”. A empresa tem registado lucros ao longo dos últimos anos de atividade. No entanto, em consequência da pandemia, foi obrigada a encerrar portas temporariamente.

Para a empresa, os últimos meses foram bastante complicados e o Alberto prevê que os próximos meses sejam igualmente negativos.

Não coloca a hipótese de encerrar a sua empresa, mas admite que sem o acordo contratual de um projeto que estava em vista, em 2020 a sua empresa terá um resultado negativo.

VÊ TAMBÉM: Quanto é que pagarias de impostos pelo carro novo mais caro do mundo?
Renault Mégane

O Alberto está agora focado em conhecer os apoios e os benefícios que poderá usufruir, de forma a reduzir os efeitos dos respetivos impostos.

A UWU Solutions ilustrou e comparou o cenário de despesas prováveis suscetíveis de Tributação Autónoma em 2020, com a conjuntura que estava vigente no ano transato.

Tabela Tributação Autónoma

A poupança fiscal inerente ao alívio concedido para 2020 é real e ascenderá a cerca de 1500 euros na “Magnifico Empresário, Lda.”.

Esta poupança de imposto deve-se apenas ao enquadramento correto, permitindo à empresa do Alberto obter uma poupança bem significativa.

Artigo disponível em UWU.


Fiscalidade Automóvel. Todos os meses, aqui na Razão Automóvel, há um artigo da UWU Solutions sobre fiscalidade automóvel. As novidades, as mudanças, as principais questões e toda a atualidade em torno desta temática.

UWU Solutions iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, como empresa de prestação de serviços de Contabilidade. Ao longo destes mais de 15 anos de existência têm vindo a registar um crescimento sustentado, alicerçado na elevada qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos clientes, o que permitiu desenvolver outras competências nomeadamente nas áreas de Consultoria e de Recursos Humanos numa lógica de Business Process Outsourcing (BPO).

Atualmente, a UWU tem ao seu serviço 16 colaboradores, distribuídos pelos escritórios de Lisboa, Caldas da Rainha, Rio Maior e Antuérpia (Bélgica).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Autobianchi A112 Abarth?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estes Abarth não derivaram de modelos Fiat
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Estes Abarth não derivaram de modelos Fiat