Notícias Orçamento do Estado 2020. O que pode mudar na tributação da minha frota?

Fiscalidade Automóvel

Orçamento do Estado 2020. O que pode mudar na tributação da minha frota?

O Orçamento do Estado 2020 aponta para uma redução indireta na tributação adicional sobre os veículos de empresa. Quanto poderás poupar?

Peugeot 308 SW GT Line

O Orçamento do Estado para 2020 propõe uma redução indireta na tributação adicional sobre os veículos de empresa — mas como será que esta redução afetará os impostos associados à minha frota?

De forma simples, o OE 2020 prevê que a compra de veículos, e as despesas associadas a estes, tenham uma menor tributação. Resumidamente temos:

  • Uma tributação adicional reduzida, para veículos cujo custo de aquisição seja até 27 500 euros (atualmente este limite situa-se nos 25 000 euros);
  • Uma tributação adicional reduzida para veículos híbridos. Aqui a taxa de tributação de 5% passa a compreender os veículos com um valor de aquisição até 27 500 euros;
  • O fim da agravação em 10%, quando haja prejuízo fiscal, para os primeiros dois períodos de tributação.
VÊ TAMBÉM: Fica a saber o que o Orçamento de Estado 2020 reserva em fiscalidade automóvel
BMW 330e
BMW 330e

Caso de estudo: Qual é o impacto fiscal, do OE 2020, nas viaturas do Joaquim?

Para uma melhor perceção, vejamos de seguida o caso do Joaquim, cliente da UWU Solutions, e de como ele poderá poupar cerca de 11 000 euros em 2020 (face às regras em vigor em 2019).

O Joaquim decidiu, este ano, criar a frota da sua empresa! Para tal adquiriu dois veículos, uma viatura híbrida plug-in e uma viatura movida exclusivamente a gasóleo, para fazer face às deslocações diárias dos seus colaboradores.

Estas viaturas tiveram um custo de aquisição de 26 000 euros, por unidade. No entanto, como a sua empresa iniciou a atividade em novembro do ano anterior, encontrando-se ainda numa fase de investimento, e é expectável que apresente um resultado negativo.

Entretanto, o Joaquim tomou conhecimento das alterações propostas no OE 2020 e contactou a UWU Solutions, para perceber qual será o impacto fiscal nas suas viaturas. Vejamos…

Viatura Movida a Gasóleo

Assumindo que a empresa do Joaquim irá apresentar resultados negativos, a viatura a gasóleo adquirida pelo Joaquim teria:

  • Em 2019: Uma tributação adicional de 27,5% + 10%;
  • Em 2020: Uma tributação adicional de 10%.

Assim, teríamos:

UWU, tributação anual: caso 1Viatura Híbrida Plug-in

De forma semelhante, a viatura híbrida plug-in adquirida pelo Joaquim teria:

  • Em 2019: Uma tributação adicional de 10% + 10%;
  • Em 2020: Uma tributação adicional de 5%.

No que respeita a números, teríamos:

UWU, tributação anual: caso 2

De acordo com a proposta para o Orçamento do Estado para 2020, a empresa do Joaquim poderá ter uma poupança anual na tributação adicional de aproximadamente:

  • 1787,50 euros no veículo a gasóleo;
  • 975 euros no veículo híbrido plug-in.

Artigo disponível em https://uwu.pt/a/index.php/pt/noticias/oe-2020-o-que-pode-mudar-na-tributacao-da-sua-frota


Fiscalidade Automóvel. Todos os meses, aqui na Razão Automóvel, há um artigo da UWU Solutions sobre fiscalidade automóvel. As novidades, as mudanças, as principais questões e toda a atualidade em torno desta temática.

UWU Solutions iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, como empresa de prestação de serviços de Contabilidade. Ao longo destes mais de 15 anos de existência têm vindo a registar um crescimento sustentado, alicerçado na elevada qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos clientes, o que permitiu desenvolver outras competências nomeadamente nas áreas de Consultoria e de Recursos Humanos numa lógica de Business Process Outsourcing (BPO).

Atualmente, a UWU tem ao seu serviço 16 colaboradores, distribuídos pelos escritórios de Lisboa, Caldas da Rainha, Rio Maior e Antuérpia (Bélgica).