Notícias Esquece o antigo. Este é o novo Opel Mokka

Revelado

Esquece o antigo. Este é o novo Opel Mokka

Mais curto, mais leve e mais dinâmico que o seu antecessor. O novo Opel Mokka rasga completamente com o passado. Chega a Portugal em 2021.

Lembras-te do Opel Mokka X? Eventualmente não. Este modelo teve um carreira comercial atribulada em Portugal — fruto da classificação de classe 2 nas portagens. Mas nesta segunda geração do SUV alemão (agora com sotaque francês…) poderá ser diferente.

Agora com uma estética mais apelativa, o Mokka também estreia novos argumentos. Além de perder o “X” no nome, o Opel Mokka também perdeu peso e viu as suas dimensões drásticamente alteradas: fruto da adopção da plataforma CMP do Grupo PSA — partilhada com o Peugeot 2008 — o Opel Mokka pesa agora menos 120 kg.

Mais pequeno por fora

Em termos de dimensões, a nova geração é 12,5 cm mais curta (4,15 m), ainda assim, ganhou 2 mm de distância entre eixos. Já a largura aumentou 10 mm, o que deverá contribuir para um aspeto mais robusto em estrada.

VÊ TAMBÉM: Opel Corsa GS Line contra Peugeot 208 GT Line. Qual o melhor?
Opel Mokka 2020 traseira

Apesar do emagrecimento, o Mokka oferece praticamente a mesma capacidade de bagageira do antigo Mokka X, ou seja, 350 litros.

Opel Mokka elétrico? Naturalmente

Com a mesma plataforma do Peugeot 2008, seria de estranhar se o Mokka não tivesse uma versão 100% elétrica.

Opel Mokka 2020 baterias
Numa primeira fase de lançamento, a Opel vai dar primazia à versão 100% elétrica do Mokka.

Além de uma gama completa de motores Diesel e a gasolina — que deverão ser uma cópia a papel químico do Peugeot 2008 — vamos ter também uma versão 100% elétrica, equipada com um pack de baterias de 50 kWh e 136 cv de potência (100 kW).

Para a versão 100% elétrica do Opel Mokka, a marca anuncia uma autonomia de 322 km (ciclo WLTP).

Em termos de velocidade de carregamento, o sistema admite até 100 kWh, permitindo assim efetuar uma carga rápida completa em apenas 30 minutos.

VÊ TAMBÉM: Este é o primeiro Opel Corsa 100% elétrico e nós já o conduzimos

Aposta na tecnologia

Não é só aspeto. O novo Mokka aposta verdadeiramente no conteúdo tecnológico. Nas versões mais equipadas será possível, inclusivamente, optar por faróis dianteiros com tecnologia Matrix LED.

No interior, o destaque vai para o sistema de infotainment, que, nas versões mais equipadas, recorre a um painel de instrumentos com um ecrã de 12 polegadas, acompanhado por outro ecrã sensível ao toque com 10 polegadas, numa disposição «lado a lado», repetindo um layout que conhecemos de outras marcas como a Mercedes-Benz.

VÊ TAMBÉM: Ford Puma ST-Line 155 cv testado em vídeo. O que vale o novo B-SUV da Ford?
interior Opel Mokka
O interior do novo Opel Mokka 2020.

Existem versões a gasolina e Diesel, mas numa primeira fase, a marca de Rüsselsheim vai dar primazia à variante 100% elétrica.

As encomendas no novo Opel Mokka abrem no final deste verão, estando prevista a chegada das primeiras unidades a Portugal no início de 2021. Ainda não existem preços anunciados para o mercado português.

Sabe esta resposta?
Em que salão foi apresnetado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento