Venda

Este Honda Civic com 20 anos foi vendido por 50 mil dólares. Porquê?

Com imensos fãs, o Honda Civic continua a ser um modelo muito desejado. Mas será que isso justifica dar cerca de 50 mil dólares por um exemplar com 20 anos?

Depois de termos visto os preços dos Toyota Supra A90 “disparar”, foi a vez de um bem mais modesto Honda Civic se juntar ao grupo de carros que foram vendidos por valores bem superiores ao esperado.

Com 20 anos, o Honda Civic Si (modelo norte-americano) de que te falamos hoje foi leiloado pelo site Bring A Trailer, por 50 mil dólares, o equivalente a 44 mil euros (no final, foram 52 500 dólares depois de aplicada a percentagem de lucro do site).

Perante tudo isto, apenas uma pergunta nos vem à cabeça: o que levou alguém a pagar mais de 50 mil dólares por um Honda Civic Si com 20 anos?

VÊ TAMBÉM: Honda Civic 1.0 VTEC Turbo (129cv). O melhor motor do segmento?
Honda Civic Si
Apesar de ter 20 anos, este Civic Si parece acabado de sair do stand. Bring A Trailer

Um Civic (muito) especial

Comercializado apenas entre 1999 e 2000, o Honda Civic Si de que te falamos hoje foi o primeiro Civic realmente desportivo comercializado nos EUA. Como nota, o primeiro Honda Civic Type R a chegar aos EUA foi precisamente a geração atualmente em comercialização, a FK8.

Vendido em apenas três cores — o azul do exemplar nas fotos, vermelho e preto — o principal ponto de interesse deste Civic era o seu motor, o B16A2.

Tratava-se do quatro cilindros em linha de 1.6 l, VTEC e DOHC (Dual Over Head Cams) capaz de debitar 160 cv às 8000 rpm e 150 Nm às 7000 rpm, números que lhe permitiam cumprir atingir as 60 milhas por hora (96 km/h) em 7,1s — um salto expressivo em performance relativamente aos outros Civic vendidos.

Tal como por cá, também nos EUA o Honda Civic se tornou num dos modelos favoritos do tuning e a variante Si não foi exceção, levando a que poucos exemplares do Honda Civic Si chegassem aos dias de hoje em estado original.

VÊ TAMBÉM: Há algo de Honda, Ferrari e… autocarro londrino no Batmobile de 1989

Ora se a isto juntarmos o facto de este ter sido o primeiro Civic desportivo vendido nos EUA e de apenas ter sido comercializado durante dois anos, talvez dê para perceber porque é que alguém pagou tanto por este exemplar.

Sabes responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Honda HR-V?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Testámos o Honda HR-V. Um B-SUV injustamente esquecido?

Mais artigos em Notícias