Notícias Limited Edition e Sport Line. Se um Honda Civic Type R chateia muita gente…

Apresentação

Limited Edition e Sport Line. Se um Honda Civic Type R chateia muita gente…

Duas novas versões do Honda Civic Type R chateiam muito mais. Estes são as novas Limited Edition e Sport Line. Em que diferem do Civic Type R que já conhecemos?

Honda Civic Type R Limited Edition, Honda Civic Type R Sport Line

Recentemente demos-vos a conhecer um atualizado Honda Civic Type R, recebendo não só as revisões operadas em toda a gama Civic, como também revisões específicas no sentido de ainda mais melhorar a sua eficácia sobre o asfalto.

Se mecanicamente não existem alterações a registar, visualmente conseguimos detetar ligeiras alterações que resultaram numa entrada de ar dianteira 13% maior que, em combinação com um novo radiador, permitiu, segundo medições da marca, que a temperatura do líquido de refrigeração descesse 10 ºC em situações extremas de condução.

O chassis não foi esquecido. Entre as várias revisões temos sinoblocos 8% mais rígidos para os braços inferiores da suspensão atrás; e à frente temos também novos sinoblocos e ainda novas rótulas de baixa fricção para uma direção mais acutilante.

A NÃO PERDER: Honda Civic Type R EK9 vs FK8. ENCONTRO DE GERAÇÕES
Honda Civic Type R gama
A família completa (esq. para a dir.): Sport Line, Limited Edition e GT (o modelo standard)

O sistema de travagem passou a ser composto na dianteira por novos discos bi-material, reduzindo as massas não suspensas em 2,5 kg, complementando por novas pastilhas e uma ação do pedal do travão mais imediata, com um curso reduzido em 15 mm antes de os travões atuarem.

O volante em Alcantara é novo e o manípulo da caixa de velocidades também, adotando a forma de uma lágrima — evocando modelos Type R do passado — e incluí um contrapeso de 90 g que melhora, diz a Honda, a precisão e o tato durante a sua ação.

Uma adição mais dúbia em valor ao Honda Civic Type R 2020 é o Active Sound Control (ASC), ou seja, som sintetizado que se sobrepõe ao som real do motor, transmitido através do sistema áudio do veículo.

 

Se um Civic Type R chateia muita gente…

Mais dois Civic Type R chateiam muito mais. A Honda decidiu adicionar duas novas versões ao seu hot hatch referencial, que ocupam espaços diametralmente opostos. Dêem as boas vindas ao mais “civilizado” Honda Civic Type R Sport Line e ao mais hardcore Honda Civic Type R Limited Edition (Edição Limitada).

Começando pelo Sport Line, trata-se de um Civic Type R mais… discreto e refinado. É fácil identificá-lo, pois prescinde da mega-asa traseira, passando a ter um item bem mais contido. Também a linha vermelha que faz parte do Type R na base da carroçaria vê o seu tom mudar para um mais subtil cinzento.

Também promete uma experiência de condução mais refinada e… suave. As jantes de 19″ — de novo desenho e exclusivas a este modelos — envolvidas por Michelin Pilot Sports 4S, com uma parede mais macia. O refinamento em andamento é complementado com mais material isolante na bagageira e respetiva tampa, contribuido para uma melhor insonorização do interior.

No interior também o tom é mais sóbrio com os bancos agora a surgirem em preto com pespontos num contrastante vermelho.

VÊ TAMBÉM: Testámos o primeiro 100% ELÉTRICO da Honda e já sabemos quanto vai custar

A caminho do Nürburgring?

Indo ao outro extremo do universo Civic Type R, encontramos a edição especial e limitada… Limited Edition. E não é apenas cosmética… este é o mais hardcore dos Civic Type R (FK8) até agora, desenvolvido com o foco de melhorar a performance em circuito.

É mais leve em cerca de 47 kg, quando comparado com o modelo regular (GT), e para chegar a esse valor a Honda retirou do seu interior o sistema de info-entretenimento e o ar condicionado. Foi removido material de isolamento acústico (teto, traseira, para-choques e tablier), mas ao contrário de outros modelos otimizados para circuito, a Honda decidiu manter os bancos traseiros no seu lugar.

Recebe também novas jantes de 20″ forjadas da BBS envolvidas em pneus Michelin Cup 2, os “sapatos” certos para circuito. A suspensão (amortecedores modificados) e a direção foram revistas para fazer face à perda de massa e ao novo conjunto jante/pneu.

Tudo aponta para que vejamos o Honda Civic Type R Limited Edition atacar o “inferno verde” — conseguirá o superar o atual detentor do tração dianteira mais rápido no circuito alemão?

Um inédito tom “Sunlight Yellow” será exclusivo desta versão, complementada com elementos contrastantes em preto brilhante (teto, retrovisores, entrada de ar no capot), assim como os emblemas “Civic” em cromado escuro na traseira. No interior temos um volante em Alcantara e bancos num vibrante tom vermelho, e é adicionada uma pequena placa numerada.

Só haverá 100 Honda Civic Type R Limited Edition destinados à Europa, com as vendas a começarem no próximo verão. Preço? Ainda não foi divulgado, com o anúncio a acontecer mais perto da sua data de lançamento no mercado.

Honda Civic Type R Sport Line