Efeméride

Bruce McLaren eternizado com estátua na sede da McLaren

No ano em que se comemoram os 50 anos da morte de Bruce McLaren, a marca britânica homenageou o seu fundador com uma estátua à escala real.

Um dos grandes nomes do automobilismo, Bruce McLaren, faleceu há precisamente 50 anos enquanto testava o McLaren M8D Can-Am no circuito de Goodwood, no Reino Unido.

Agora, meio século depois, a McLaren decidiu celebrar a vida e obra do seu fundador, homenageando-o com uma estátua do próprio à escala real.

Revelada hoje numa cerimónia privada na sede da McLaren em Woking, a estátua foi desvendada pela filha de Bruce McLaren, Amanda McLaren.

VÊ TAMBÉM: Este computador portátil é a chave para reparar qualquer McLaren F1
Estátua Bruce McLaren
Amanda McLaren ao lado da estátua do seu pai.

Na mesma cerimónia foram ainda colocadas 50 velas à volta do McLaren M8D exposto na sede da marca britânica, modelo idêntico àquele em que Bruce McLaren ia aos comandos quando perdeu a vida.

Acerca desta homenagem, Amanda McLaren, filha do fundador da McLaren e embaixadora da marca afirmou: “É uma honra assinalar os 50 anos da morte de Bruce McLaren, revelando esta estátua maravilhosamente trabalhada para comemorar a sua vida e conquistas”.

McLaren M8D
O McLaren M8D.

A isto, Amanda McLaren acrescentou: “Quando o meu pai morreu em junho de 1970 (…) ele já tinha feito muito para realizar as suas ambições, mas o melhor ainda estava por vir. Os sucessos da McLaren ao longo de mais de 50 anos na Fórmula 1, a vitória marcante nas 24 Horas de Le Mans de 1995 e os supercarros e hipercarros projetados, desenvolvidos e construídos sob a bandeira da McLaren, são o seu legado”.

VÊ TAMBÉM: O melhor de dois mundos? Já conduzimos o novo McLaren GT

Produzida em bronze, a estátua de Bruce McLaren é da autoria do escultor e pintor Paul Oz, que no passado já tinha sido o responsável pela estátua de Ayrton Senna, também encomendada pela McLaren.

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do McLaren Elva?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

McLaren Elva. Roadster extremista onde até o para-brisas é opcional

Mais artigos em Notícias