Notícias McLaren Speedtail ou um caça F-35? Qual o mais rápido?

Corrida

McLaren Speedtail ou um caça F-35? Qual o mais rápido?

Numa corrida peculiar bem ao seu estilo, o Top Gear decidiu descobrir se um McLaren Speedtail consegue ser mais rápido que um caça F-35.

McLaren Speedtail vs F-35

Um, o Lockheed Martin F-35B Lightning II (aka F-35), é só um dos caças mais sofisticados do mundo. O outro, o McLaren Speedtail, é o modelo mais rápido de sempre da marca britânica.

Agora, num vídeo do Top Gear (quem mais poderia ser?), os dois mediram forças numa das corridas mais estranhas dos últimos tempos.

A “pista” consiste num traçado triangular desenhado na pista de um base aérea e foi nesta que o F-35 e o Speedtail mediram forças — sim, nesta corrida há curvas que o caça também tem de fazer. Para animar a corrida, aos comandos do Speedtail está o um senhor de nome Chris Harris.

VÊ TAMBÉM: Testámos o McLaren Senna GTR. Um monstro exclusivo para as pistas
McLaren Speedtail vs F-35
A diferença de dimensões entre os dois concorrentes é notória.

Os números dos dois concorrentes

Como é óbvio, a grande maioria dos dados do F-35 são secretos. Ainda assim, sabe-se que este consegue alcançar uma velocidade de Mach 1.6 e é capaz de levantar voo em pistas curtas graças a um sistema de thrust vectoring e de aterragens verticais.

Quanto ao McLaren Speedtail, este é capaz de alcançar os 403 km/h — é o primeiro McLaren de produção a ultrapassar a barreira dos 400 km/h — e de cumprir os 0 aos 300 km/h em apenas 12,8 s.

Isto é conseguido graças aos 1070 cv e 1150 Nm debitados pelo grupo propulsor híbrido que o equipa, do qual faz parte um V8 twin turbo. Mas serão estes números suficientes para bater um caça? Deixamos-te o vídeo para que descubras:

VÊ TAMBÉM: Fiat Isotta Fraschini, o carro com motor de avião

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a velocidade máxima do McLaren F1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porque é que o McLaren F1 tinha posição central de condução?