Crónicas Vais deixar tantas saudades Ford Focus RS… parece que foi ontem

Hot hatch

Vais deixar tantas saudades Ford Focus RS… parece que foi ontem

Parece que foi ontem que a Razão Automóvel juntou as mais recentes gerações do Ford Focus RS. Mal sabíamos nós que seriam os últimos da linhagem.

Ford Focus RS comparativo de gerações

Há dois anos, no último parágrafo de um confronto de gerações do Ford Focus RS escrevi o seguinte aqui na Razão Automóvel: “Caramba… mal posso esperar pelo Ford Focus RS Mk4. A Ford sabe o que faz.”

Longe estávamos nós de adivinhar que aquele Ford Focus RS Mk3 seria a último representante desta magnifica linhagem de hot hatch. Hoje confirmámos aquilo que não queríamos: não haverá Ford Focus RS nesta 4ª geração do modelo — os motivos são vários.

Vivemos uma época em que as marcas apresentam os melhores desportivos de sempre. Nunca houve um Golf GTI tão capaz, um Civic Type R tão eficaz, um Mégane R.S. Trophy tão rápido, um i30 N… bem, nunca houve outro i30 N.

VÊ TAMBÉM: Noruega. Fiordes, elétricos e um Ford Focus RS… táxi
Ford Focus RS gerações
A sigla RS da Ford na sua máxima expressão. © Razão Automóvel

Percebem onde quero chegar? Vivemos a época dourada dos hot hatch. Sem prejuízo de outros modelos históricos que nos continuam a fazer sonhar.

Posto isto, é uma pena que não possamos somar a estes modelos um novo Ford Focus RS. Uma geração que terá por isso no Ford Focus ST a sua derradeira expressão — e que nós já testámos em vídeo no nosso Canal de YouTube.

Não exagero se afirmar que o Ford Focus ST é um desportivo fabuloso, ao nível dos melhores do segmento, mas que não apaga a sigla RS da nossa memória, pois não?

No Focus «azul», Diogo Teixeira. No Focus «branco», Guilherme Costa em modo full attack.

Resta-nos as recordações do dia em que eu e o Diogo Teixeira juntámos dois exemplares do Focus RS para um duelo de gerações. Um artigo que nós recomendamos que leias.

É dos trabalhos que mais prazer nos deu realizar. Um trabalho que por acaso recordei recentemente no meu Instagram:

Agora ficámos a saber que não haverá novo encontro. É uma pena. Estávamos à tua espera Ford Focus RS


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.