Notícias O Toyota Corolla vai receber o motor do GR Yaris, mas…

Antevisão

O Toyota Corolla vai receber o motor do GR Yaris, mas…

... será que o veremos na Europa? Ao que tudo indica o futuro Toyota GR Corolla é a resposta da marca para apaziguar os seus fãs e clientes norte-americanos.

Toyota Corolla GR Sport

Depois de muita especulação, eis que se confirma aquilo que já muitos esperavam: o Toyota GR Corolla deverá mesmo tornar-se numa realidade. A notícia está a ser avançada pela norte-americana Car and Driver.

Lembram-se dos norte-americanos terem feito uma petição para que a Toyota também vendesse por lá o GR Yaris? Pois, tal não vai acontecer, mas parece que na Toyota não fizeram ouvidos moucos aos clamores dos seus clientes, e arranjaram a solução possível para que os seus clientes norte-americanos possam usufruir, pelo menos, de parte do hardware.

Assim sendo, o novo Toyota GR Corolla deverá contar com o “super três cilindros” do GR Yaris, uma unidade com 1.6 l de capacidade, 261 cv e 360 Nm de binário.

VÊ TAMBÉM: Os “hot hatch” japoneses de tração integral que chegaram primeiro que o GR Yaris
Toyota Corolla GR Sport
O mais provável é que o futuro GR Corolla apresente um visual mais agressivo que o Corolla GR Sport.

Recebe o motor, mas não o chassis

A quarta geração do Toyota Yaris não vai ser vendida nos EUA — o nome Yaris é no entanto usado num “rebadge” do… Mazda2 —, pelo que a decisão da Toyota em colocar o “super três cilindros” no Corolla parece ser aquela mais exequível.

No entanto, o nível de customização que vimos na plataforma e carroçaria do GR Yaris não o veremos no novo Toyota GR Corolla.

Assim, enquanto o GR Yaris conta com uma plataforma feita de propósito e que “casa” elementos da plataforma GA-B (a do Yaris) com a plataforma GA-C (a do Corolla), o GR Corolla, ao que tudo indica, manter-se-á fiel à base que serve os restantes Corolla e, por conseguinte, será um tração dianteira.

VÊ TAMBÉM: Toyota GR Supra com 4 cilindros. Menos 15 000 euros, será que compensa?
Toyota GR Yaris transmissão
Apesar de ir contar com o motor do GR Yaris, o futuro GR Corolla não deverá adotar o mesmo sistema de tração integral.

O Toyota GR Corolla deverá chegar ao mercado em 2022 e, tendo em conta as especificações previstas, está destinado a concorrer com Volkswagen Golf GTI, a versão mais vendida do familiar compacto nos EUA — hatchbacks não costumam ser grandes sucessos de vendas nos EUA, mas os hot hatch até o são, e a prova é que a nova geração do Golf só será vendido nas versões GTI e R por lá.

No entanto, agora fica a dúvida. Será que este hot hatch nipónico ficará confinado ao mercado norte-americano ou também o veremos deste lado do Atlântico? Será que os europeus também têm de fazer uma petição?

Fontes: Car and Driver


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Até que ano foi produzido o Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?