Notícias Este é o Toyota… 2? Mazda Yaris? Afinal o que é isto?

Arranque a Frio

Este é o Toyota… 2? Mazda Yaris? Afinal o que é isto?

O Mazda2 não é vendido nos EUA… ou será que é? A Toyota decidiu ser "criativa" e pediu emprestado o Mazda2 à Mazda e chamou-lhe de… Yaris.

Toyota Yaris

A história não é de agora. Ainda a Scion (marca com público-alvo mais jovem da Toyota) estava ativa quando adicionou à sua gama um pequeno sedan em 2015, o iA, que não era mais que um Mazda2 Sedan com uma frente distinta. A Scion encerraria as portas em 2016, com alguns dos seus modelos a transitar para a Toyota, como o iA, que passou a chamar-se de… Yaris.

Aposta vencedora? Parece que sim… A Toyota acaba de anunciar o lançamento do Yaris hatchback para os EUA que não é mais do que o “nosso” Mazda2. Badge engineering no seu melhor. Além dos EUA, o Mazda2 é também vendido no Canadá e México como Toyota Yaris.

Curiosamente, a Mazda não vende o Mazda2 nos EUA; o CX-3 assume o papel de acesso à gama da marca nipónica. Melhor ainda, o “nosso” Yaris é vendido nos EUA, e será substituído por este… “clone”.

Porquê? Temos de presumir que seja uma questão de custos. O Yaris é produzido na França e no Japão, enquanto os Mazda2 vendidos nas Américas são produzidos no México desde 2014 — bem mais perto dos seus mercados chave, num produto onde o preço continua a ser um fator determinante.

VÊ TAMBÉM: Beetlaru? O Carocha de 382 cv com motor boxer de um… Subaru

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do Toyota GR Supra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Oficial. Finalmente, aqui está o novo Toyota GR Supra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Oficial. Finalmente, aqui está o novo Toyota GR Supra