Clássicos

Esquece a tecnologia. Conduzimos o Porsche 356 Outlaw da Sportclasse

Há carros que têm a capacidade de nos transportar para outra dimensão. Este Porsche 356 pre-A de 1955, restaurado de A-Z pela Sportclasse numa interpretação Outlaw é um desses casos. Bem... e que ronco!

Emocionei-me. Se já viste o vídeo em destaque deves ter reparado que emocionei-me ao conduzir este Porsche 356 de 1955 — algures no minuto 7:00 senti, inclusivamente, humidade junto das “óticas” frontais.

Há vários motivos para tanta emoção, e quase todos eles radicam neste Porsche 356 pre-A de 1955.

Escolhemos este modelo para inaugurar os ensaios a clássicos no nosso Canal de YouTube, não por ser apenas o carro que é, mas por tudo aquilo que representa.

Um Outlaw by Sportclasse

Este Porsche 356 restaurado pela Sportclasse é um rebelde. E nós também nos sentimos assim: rebeldes. Rebeldes com uma causa.

Queremos que a Razão Automóvel seja, cada vez mais, uma referência incontornável no panorama automóvel em Portugal.

Porsche 356 Outlaw
Minimalista. Não simplista.

Quando ninguém arriscava no online, nós arriscámos; quando ninguém acreditava nas redes sociais, nós apostámos; quando nos disseram que era impossível, nós continuámos. O resultado está à vista.

E quanto ao YouTube, vocês sabem muito bem aquilo que nós pensamos.

Este Porsche 356 pre-A de 1955 também é um rebelde. Foi durante anos atacado, sem piedade, pela ferrugem e pela impiedosa passagem do tempo mas sobreviveu e aí está ele, melhor do que nunca! Há cerca de 2 anos começou a ser restaurado nas oficinas da Sportclasse, não para a sua condição original, mas para uma nova condição. Para a condição de Outlaw.

Porsche 356 Outlaw
Como a nossa redação é «paredes meias» com a Sportclasse, assistimos diariamente ao seu renascimento (leia-se restauro).

Um motor cheio de carácter

O motor flat-4 original viu a sua capacidade subir para os 2 litros, as peças internas do motor sofreram um upgrade (bielas, cambota, etc), o sistema de admissão foi todo revisto e o sistema de escape também —bem, e que som!

Porsche 356 Outlaw

Em termos de caixa de velocidades, contamos com uma caixa manual de 5 velocidades que entrega de forma exemplar os 140 cv de potência (estimados) ao eixo traseiro que conta com um diferencial autoblocante. Os pneus de época esforçam-se de forma inglória para colocar toda a potência no chão.

Para manter a fiabilidade da mecânica, a Sportclasse adicionou um radiador de óleo (com ventoinha elétrica) na dianteira. Está escondido debaixo da cava da roda.

Um chassis que acompanha

Em termos de chassis, temos um roll bar interior, reforços estruturais em toda a carroçaria, depósito central em alumínio, suspensões Bilstein e travões de discos às quatro rodas. O acerto das suspensões está pensado para favorecer o comportamento em detrimento do conforto.

O resultado é um Porsche 356 capaz de transmitir sensações de condução únicas. Quão únicas? Muito únicas.

Não se trata de travar mais, curvar mais, ou acelerar mais. Não é sobre isso. É sobre isso e muito mais… é o cheiro, o tato mecânico, a ligação homem-máquina.

E com um motor flat-4 na traseira a debitar uma potência estimada de 140 cv, estes acessórios modernos (suspensões, travões e reforços estruturais) fazem toda a diferença. Mais do que fazer a diferença… são obrigatórios!

Sem trair o conceito original, este 356 é um superlativo de todas as qualidades que reconhecemos ao primeiro Porsche da história.

Um carro que nós vimos nascer

Durante quase 2 anos tive o privilégio de assistir (e por vezes atrapalhar) o trabalho do Sr. Ramiro Henriques e do Sr. Luís Ferreira, os dois técnicos da Sportclasse responsáveis por esta unidade. Foram eles que sob a orientação de Jorge Nunes — um nome indissociável da marca Porsche em Portugal — reconstruíram este magnifico Porsche 356 pre-A.

Vê a galeria de imagens (faz swipe):

Repito a palavra: privilégio. Foi um privilégio assistir aos momentos mais importantes deste restauro. Estava lá quando foi decidida a cor cinza mate, estava lá quando chegaram os bancos, estava lá quando motor pegou pela primeira vez. Estive quase sempre lá — e ajudei em alguns momentos. Ok, talvez tenha atrapalhado mais do que ajudei…

Não fossem os 195 000 euros que a Sportclasse pede por esta unidade, este Porsche 356 Outlaw ia direto para a minha garagem.

O resultado final é simplesmente soberbo. Não sei durante mais quanto tempo é que vou poder descer as escada da nossa redação e encontrar este Porsche 356 Outlaw lá em baixo, mas sei que nunca mais vou esquecer o dia em que eu e ele fomos um só. Rebeldes com uma causa.

SEGUE-NOS NO YOUTUBESubscreve o nosso canal

Mais artigos em Testes

Os mais vistos