Clássicos Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”

Glórias do Passado

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”

Assente na base do humilde Corsa, o Opel Tigra foi um dos carros mais desejados pelos jovens dos anos 90. E até foi responsável por o mercado redescobrir os pequenos coupés.

Opel Tigra

Depois do Opel Calibra, hoje voltamos a entrar na «máquina do tempo» e relembramos mais um coupé da marca alemã que surgiu alguns anos depois, o seu irmão mais novo (e mais bem sucedido), o Opel Tigra.

Revelado como protótipo (não mais do que o modelo de produção «disfarçado») no Salão de Frankfurt de 1993, onde se fez acompanhar de uma elegante verão roadster, a aprovação pelo público não podia ter sido a melhor. Apesar de ter sido uma aposta arriscada num nicho de pouco volume, parecia que a Opel tinha um vencedor entre mãos.

Um ano depois, em 1994, o Opel Tigra chegava ao mercado e rapidamente criou uma legião de fãs — e até listas de espera… Apesar de não ter sido o primeiro coupé compacto a chegar ao mercado, foi ele o responsável por «ressuscitar» o nicho dos pequenos coupés, originando até novos rivais, como o Ford Puma que acabaria por ser outro dos seus protagonistas.

VEJAM TAMBÉM: Opel Corsa GS Line contra Peugeot 208 GT Line. Qual o melhor?
Opel Tigra

Quem vê caras…

Tal como muitos outros coupés da história da Opel, também o Opel Tigra partia de uma base humilde.

Assim sendo, enquanto o Manta era baseado no Ascona, o GT retirava componentes do Kadett e o Calibra derivava do Vectra, por baixo da sua elegante e dinâmica carroçaria, o Opel Tigra era, nada mais nada menos, que um Corsa B.

No exterior essa familiaridade era praticamente impossível de detetar, pois o Tigra e o Corsa B não partilhavam um único painel da carroçaria. No entanto, a fita métrica não engana: a distância entre eixos (2,44 m) e a largura (1,60 m) eram idênticas. Mas o Tigra era mais comprido (3,91 m contra 3,73 m) e bem mais baixo (1,34 m contra 1,42 m).

Os únicos componentes exteriores idênticos eram os piscas laterais e… os puxadores das portas (que naquela altura eram transversais a quase toda a gama Opel).

VEJAM TAMBÉM: O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!

Já no interior, por outro lado, eram virtualmente idênticos. O tabliê era o mesmo usado pelo Corsa e apenas o quadrante mais desportivo (se bem que com a mesma organização espacial), os forros diferentes e a disposição 2+2 constituíam diferenças face ao utilitário alemão.

Opel Tigra
Onde é que já vimos este interior? Ahh, pois é, no Opel Corsa B.

Por fim, as ligações ao solo eram asseguradas por uma suspensão em tudo idêntica à do seu irmão. No entanto, mais tarde, a partir de 1997, tanto o Tigra como o Corsa B ganhariam um cunho dinâmico superior, cortesia da intervenção da Lotus — só é pena que não tenha feito o mesmo que fez com o Lotus Omega.

Mecânica? Herdada é claro!

Tal como a plataforma, também a mecânica utilizada pelo Opel Tigra provinha do Corsa B. Assim sendo, o Tigra contava com duas motorizações, um 1.4 l e um 1.6 l (este apenas vendido até 1998), ambos a gasolina. De fora da oferta ficaram os 1.2 l que equipavam as versões base do Corsa e, claro está, os famosos motores Diesel da Isuzu que equipavam o utilitário alemão.

Começando pelo 1.4 l, este debitava 90 cv e 125 Nm. Já no topo da oferta surgia o 1.6 l usado pelo Corsa GSi contemporâneo com 106 cv e 148 Nm.

TÊM DE VER: Opel Corsa A Sprint. O Corsa que sonhava com o Grupo B

Em ambos os casos a transmissão estava a cargo de ou uma caixa automática de quatro velocidades ou uma manual de cinco. Quando equipado com o 1.4 l, o Tigra cumpria os 0 aos 100 km/h em 11,5s e atingia os 190 km/h. Já com o 1.6 l os 100 km/h chegavam em 9,4s e a velocidade máxima subia para os 203 km/h.

Opel Tigra
Ainda hoje esta silhueta me faz sonhar. Quando tirei a carta bem que tentei comprar um Tigra, mas o orçamento não ajudou.

Os outros Tigra

Como seria de esperar, o apelo do Opel Tigra era enorme. Não admira que tivesse sido usado como base para outros projetos. Um deles foi o Tigra V6, um protótipo com tração traseira e um V6 com 3.0 l e 208 cv em posição central.

A NÃO PERDER: Turbo vs compressor. A eterna batalha pela potência

Outro dos projetos desenvolvidos com base no Opel Tigra foi uma variante pick-up criada pela Irmscher com base no trabalho de um jovem designer… português (aqui escrevo de memória e lanço-te um apelose souberem o seu nome não hesitem em contactar-nos pois gostaríamos de contar em mais detalhe a sua história).

Opel Tigra
Pois é, debaixo das elegantes vestes do Opel Tigra estava um modesto Opel Corsa B.
VEJAM TAMBÉM: Este é o primeiro Opel Corsa 100% elétrico e nós já o conduzimos

O fim e o regresso do Tigra

Lançada em 1994, a primeira geração do Opel Tigra foi produzida até 2001, ano no qual foi reformada sem deixar sucessor. No total venderam-se 256 392 unidades da primeira geração do pequeno coupé alemão, um número substancial para um veículo considerado de nicho.

No entanto, a história do Opel Tigra não terminaria com a primeira geração. Em 2004, o nome Tigra regressava, recuperando a mesma fórmula de recorrer à base do Corsa para fazer um modelo diferente, com mais estilo — a fórmula foi recuperada, mas o sucesso não…

Assumindo o então formato da moda, o de um descapotável com capota metálica, o Tigra Twintop não conseguiu convencer, vendendo apenas 90 874 unidades entre 2004 e 2009.

Com um visual bem conseguido, mas longe da elegância, dinamismo e também irreverência do primeiro Tigra, o Twintop até chegou a render-se aos “encantos” dos motores Diesel (1.3 CDTI e apenas 70 cv) — numa fase em que as vendas deste tipo de motor cresciam expressivamente na Europa —, mas nem isso pareceu ajudar nas vendas. A verdade é que, ao contrário do primeiro Tigra, o Twintop quase que passou despercebido…

Poderá o Tigra regressar?

Tendo em conta que o principal rival do Opel Tigra, o Ford Puma, se tornou num SUV/crossover compacto, será que queremos que o Tigra regresse? Dificilmente há espaço no mercado atual para pequenos coupés; só parece haver espaço para crossovers e SUV.

Passamos-vos a palavra: deveria a Opel recuperar o nome Tigra colocando-o num crossover/SUV compacto?


Sobre o “Glórias do Passado.”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo aqui na Razão Automóvel.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”