Notícias Quantos cavalos teria o 3 cilindros do Gemera se não tivesse turbos?

Arranque a Frio

Quantos cavalos teria o 3 cilindros do Gemera se não tivesse turbos?

TFG, o pequeno motor do Koenigsegg Gemera produz números gigantes, cortesia, sobretudo, dos seus dois turbos… Mas e se não os tivesse?

Koenigsegg Tiny Friendly Giant

Tiny Friendly Giant (TFG) ou o Pequeno Gigante Amigável, é o nome (real) do motor de combustão do Koenigsegg Gemera. Porquê este nome? Com apenas três cilindros em linha e 2.0 l de capacidade, é capaz de debitar uns impressionantes 600 cv às 7500 rpm e 600 Nm entre as 2000 rpm e as 7000 rpm!

São 300 cv por litro e 300 Nm por litro! De acordo com a marca é “o mais potente motor por cilindro e volume até agora”.  Por curiosidade, o três cilindros mais próximo em rendimento ao TFG é o 1.6 do novo Toyota GR Yaris, mas esse fica-se por uns “modestos” 161 cv/l…

O TFG destaca-se ainda por ser o primeiro motor a quatro tempos sem árvore de cames, mas os grandes responsáveis por estes números gigantes são, claro, os dois turbos que o equipam. E agora podemos constatar isso, já que foi o próprio Christian von Koenigsegg que avançou com números (estimados) para o TFG caso fosse naturalmente aspirado.

Koenigsegg Tiny Friendly Giant

Apesar de serem, obviamente, mais modestos, não são menos impressionantes: 300 cv e 250 Nm (!), ou seja, 150 cv/l — atmosféricos, com melhor rendimento específico, só mesmo os novos e exóticos V12 do Aston Martin Valkyrie e do T.50 de Gordon Murray.

A NÃO PERDER: Koenigsegg revela MEGA-GT híbrido com 1700 cv com um… motor de 3 cilindros sem árvore de cames

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Citroën Xantia Activa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris