Notícias Afinal, porque é que o Volkswagen Jetta do Jesse não tinha pinças de travão?

Filmes

Afinal, porque é que o Volkswagen Jetta do Jesse não tinha pinças de travão?

A ausência de pinças de travão no Volkswagen Jetta do "Velocidade Furiosa" há muito que dá que falar. Hoje explicamos-te porque é que elas não estavam lá.

Volkswagen Jetta

Não era o mais caro, o mais raro nem o mais veloz dos carros do primeiro filme da saga “Velocidade Furiosa”. No entanto, o Volkswagen Jetta do Jesse foi, sem dúvida, um dos carros mais falados deste primeiro filme.

Seja pelo facto de ter entrado numa drag race suicida contra um Honda S2000 ou porque num close up dos travões foi possível ver que os discos de travão não tinham pinças, a verdade é que, cerca de 20 anos depois do lançamento do filme, o Jetta continua a ser dos carros mais recordados.

Ora bem, depois de te termos contado a história por detrás da famosa drag race, hoje vamos explicar-te o porquê de os massivos discos de travão não contarem com pinças.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen transforma o Jetta numa… nova marca automóvel chinesa
Volkswagen Jetta
Ainda hoje, muitos afirmam que Jesse só não parou no final da corrida porque não tinha pinças de travão.

A explicação surgiu, uma vez mais, num vídeo de Craig Lieberman, diretor técnico dos dois primeiros filmes da saga “Velocidade Furiosa” que esteve à conversa com Scott Centra, o proprietário do Jetta quando o filme foi gravado e o responsável pela sua transformação.

Porque é que não havia pinças de travão?!

A razão pela qual não havia pinças de travão é bastante simples. Como é óbvio, em muitas das cenas do filme o exemplar de Scott Centra não foi usado, com a produção a recorrer a réplicas (algumas delas, como é explicado no vídeo, nem sequer eram baseadas no… Volkswagen Jetta).

Como o Volkswagen Jetta de Scott Centra contava com jantes de 19”, as réplicas também as usaram. No entanto, estas não tinham o sistema de travagem da Brembo com discos de 13” e quatro pinças que equipava o carro original, mas sim uns bem mais modestos discos de 10”.

Volkswagen Jetta Jesse
Aqui estão os famosos discos de travão sem pinças.

Isto obrigou a produção a encontrar uma solução criativa, adotando um truque já usado nos Hot Rod que consiste em tapar os travões com “discos de travão falsos”. O único problema é que ao fazê-lo esqueceram-se de que, com as jantes de 19”, os discos de travão falsos iriam ficar bastante visíveis, revelando que não tinham pinças e que eram… falsos.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkswagen Golf GTI TCR?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf GTI TCR em vídeo. O melhor GTI de sempre?