Notícias Peugeot anuncia regresso surpresa a Le Mans em 2022

Desporto Motorizado

Peugeot anuncia regresso surpresa a Le Mans em 2022

Surpresa! A Peugeot anunciou o seu regresso às 24 Horas de Le Mans e ao Campeonato Mundial de Resistência (WEC) com um novo hiperdesportivo.

Peugeot 908 HDI FAP

O anúncio, inesperado, marca não só o regresso da Peugeot às 24 Horas de Le Mans, como se compromete a participar em todas as provas do campeonato WEC (World Endurance Champioship).

O regresso aos circuitos — após ter ingressado oficialmente no Rallycross e no Dakar nos últimos anos — está marcado para 2022.

Tal como aconteceu na última vez que a Peugeot esteve nas 24 Horas de Le Mans, a sua participação será ao mais alto nível, para discutir a vitória absoluta.

A mensagem deixada no Twitter pela Peugeot é reveladora. O construtor francês é o terceiro a confirmar a sua presença na nova fórmula Hypercar, que tomará o lugar dos atuais LMP1, que será introduzida em 2020.

OPINIÃO: Fusão FCA-PSA. Palavra de ordem: consolidar

Nova fórmula

Também a Toyota e a Aston Martin já confirmaram a sua participação na nova fórmula. O construtor japonês participará com uma versão do GR Super Sport Concept, enquanto o construtor britânico participará com uma versão do Valkyrie.

O regulamento permite que as máquinas a competir possam ser criadas de raíz para o efeito ou sejam derivadas de veículos de produção. Considerando que a Peugeot não tem nenhum hiperdesportivo na sua gama, o novo modelo deverá ser criado do zero.

Para já, o único dado revelado sobre a nova máquina é de que será híbrido, como podemos ler na publicação do Twitter. A marca promete novidades no início de 2020.

A última vez que a Peugeot participou no WEC e nas 24 Horas de Le Mans foi entre os anos de 2007 e 2011, com o 908 HDi FAP, um LMP1 equipado com um motor Diesel. A vitória sorriria à Peugeot na lendária prova de resistência em 2009.

Poderá o anúncio surpresa da Peugeot motivar o regresso de mais construtores a Le Mans?