Notícias Hyundai Sonata Hybrid usa também o sol para carregar a bateria

Tecnologia

Hyundai Sonata Hybrid usa também o sol para carregar a bateria

A Hyundai vai estrear no Sonata Hybrid um sistema de carregamento solar que permite recarregar as baterias durante a condução.

Depois de há uns meses te termos falado acerca do projeto da Kia para instalar painéis solares nos automóveis para carregar baterias, a Hyundai antecipou-se, lançando o primeiro modelo com essa possibilidade, o Hyundai Sonata Hybrid.

Segundo a Hyundai, é possível carregar entre 30 a 60% da bateria através do sistema de carregamento solar no tejadilho, sendo que este não só melhora a eficiência do automóvel como evita a descarga da bateria e permite ainda a redução das emissões de CO2.

Para já apenas disponível no Sonata Hybrid (que não se vende por cá), a Hyundai pretende estender no futuro a tecnologia de carregamento solar a outros modelos da sua gama.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?
Hyundai Sonata Hybrid
Os painéis solares ocupam a totalidade do tejadilho.

Como funciona?

O sistema de carregamento solar recorre a uma estrutura de painéis fotovoltaicos montados no tejadilho e a um controlador. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel, sendo esta convertida à tensão elétrica padrão pelo controlador e depois armazenada numa bateria.

Segundo Heui Won Yang, Vice-Presidente da Hyundai: “A tecnologia de carregamento solar através do tejadilho é o exemplo de como a Hyundai se está a tornar num fornecedor de mobilidade limpa. Esta tecnologia permite que os clientes tenham um papel ativo na questão das emissões”.

VÊ TAMBÉM: Versão de acesso do Audi e-tron tem 300 km de autonomia
Hyundai Sonata Hybrid
O novo Hyundai Sonata Hybrid

De acordo com as previsões da marca sul-coreana, seis horas de carga solar diária deverão permitir aos condutores percorrerem anualmente 1300 km adicionais. Ainda assim, para já, o sistema de carregamento solar através do tejadilho desempenha apenas um papel de apoio.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Tucson?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o renovado Hyundai Tucson 1.6 CRDi. Quais os seus novos argumentos?