Notícias Será a base do Volkswagen ID.3 a mesma da nova família de elétricos da Ford?

Partilha

Será a base do Volkswagen ID.3 a mesma da nova família de elétricos da Ford?

A MEB, a plataforma dedicada a automóveis elétricos do Grupo Volkswagen, deverá ser a base para uma família de modelos elétricos da Ford.

Volkswagen id.3

A Ford está a planear uma família de modelos elétricos para a Europa, produzidos no “Velho Continente”, com os mais recentes rumores a referirem que o primeiro membro dessa família surja dentro de um par de anos.

Tudo indica que a Ford irá recorrer à MEB, a plataforma dedicada a automóveis elétricos do Grupo Volkswagen, cujo primeiro fruto será o ID.3, o familiar compacto já parcialmente revelado pela Volkswagen, o primeiro de um número crescente de modelos elétricos já anunciados para as várias marcas do grupo alemão.

O recurso à MEB por parte da Ford vem no seguimento da aliança formada com o Grupo Volkswagen no início do ano para o desenvolvimento de veículos comerciais e pick-up. Nessa altura foi também assinado um memorando de entendimento “para a investigação de uma colaboração em veículos autónomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos, e iniciar a exploração de oportunidades.”

RELACIONADO: Ford prepara eletrificação com Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid
Volkswagen ID. Buggy
Os principais componentes da MEB, aqui aplicados no Volkswagen ID. Buggy

Ainda não há confirmação oficial, mas de acordo com a Automotive News, os dois gigantes automóveis já chegaram a um acordo preliminar para partilhar tecnologias para automóveis elétricos e autónomos, reforçando as probabilidades da Ford recorrer à MEB. Algo que vai também ao encontro dos desejos do grupo alemão em vender a sua tecnologia a outros construtores — acelerar o retorno de investimento e garantir maiores economias de escala é uma das prioridades para uma transição sustentável para a mobilidade elétrica.

Sabe-se que as conversações entre Ford e Volkswagen continuam, e conforme os termos do acordo se tornem mais sólidos, serão dados a conhecer publicamente.

De momento, nada se sabe sobre que modelos a Ford estará a desenvolver para esta nova família de modelos elétricos. Antes deles, a marca norte-americana prepara-se para revelar brevemente um SUV/crossover elétrico com inspiração estilística no Mustang. Este será comercializado na Europa em 2020, mas será importado dos Estados Unidos da América.

Este ano vimos a Ford reforçar a sua aposta em veículos eletrificados, com a revelação de motorizações mild-hybrid e híbridas plug-in para as suas mais recentes novidades, como a nova geração do Kuga e Explorer, assim como para o novo Puma, soluções que também irão chegar aos já comercializados Fiesta e Focus.

No entanto, para conseguir cumprir todas as exigências da União Europeia no que toca aos patamares de redução de emissões de CO2, a intensidade do ritmo da eletrificação terá de ser mais elevada, justificando o alargar da aliança com o Grupo Volkswagen aos veículos elétricos.

RELACIONADO: Este é o novo Ford Puma, o crossover, não o coupé

Fonte: Automotive News.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Ford mais potente de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já sabemos quantos cavalos tem o novo Ford Mustang Shelby GT500