Notícias Sem BMW existia um novo Supra? A resposta da Toyota em vídeo

Entrevista

Sem BMW existia um novo Supra? A resposta da Toyota em vídeo

Entrevistámos Masayuki Kai, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do novo Toyota GR Supra para obter a resposta definitiva.

Entrevista a Masayuki Kai

Durante a apresentação do novo Toyota GR Supra (A90), o Diogo teve oportunidade de se sentar e conversar com Masayuki Kai, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do novo desportivo.

Como devem imaginar, se há carro que merece uma sessão de esclarecimentos por parte dos seus criadores é definitivamente o Supra, um nome capaz de gerar fortes emoções no mundo automóvel.

A controvérsia à volta do novo Toyota GR Supra tem sido elevada desde que ficámos a saber, há vários anos, que a parceira da Toyota neste projeto seria a BMW; controvérsia que não diminuiu quando vimos as primeiras especificações do desportivo que revelavam a presença de um seis cilindros em linha… de origem bávara para motivar o Supra.

RELACIONADO: Agora sim! Toyota GR Supra testado em vídeo. É digno do nome?
Toyota GR Supra A90

Masayuki Kai ajuda-nos a descobrir as razões por trás das decisões que determinaram o desenvolvimento do Supra nesta direção.

Logicamente, muitas das decisões tomadas refletem a necessidade de viabilizar comercialmente este projeto, onde assistimos a um mercado global para desportivos cada vez mais pequeno, o que torna a tarefa de colocar um desportivo deste tipo no mercado e ser rentável, uma tarefa muito mais complexa do que seria no passado.

De acordo com Masayuki Kai, tivesse a Toyota tomado a decisão de seguir sozinha o desenvolvimento de um novo Supra — nova plataforma, novo motor, componentes específicos —, ainda hoje estaríamos à espera que chegasse ao mercado e quando chegasse seria bem mais caro (mais de 100 mil euros).

RELACIONADO: BMW Z4 chega em março e já tem preços para Portugal

É apenas o levantar da ponta do véu sobre os vários temas discutidos, tendo sempre o novo Toyota GR Supra como foco da conversa, entre o Diogo e Masayuki Kai — desde o Supra de quatro cilindros, a como se equipara com o Porsche Cayman no Nürburgring até ao que esperar de um hipotético sucessor, nada ficou por discutir. A não perder:

VÊ TAMBÉM: Gazoo Racing vai voltar a produzir peças para os Toyota Supra A80 e A70

Sabe esta resposta?
Qual o nome de código do motor do Toyota Supra A80?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O novo Toyota Supra A90 recebeu o motor 2JZ-GTE e… rejeitou-o