Notícias A Toyota anda a exibir o concept La Coupe e ninguém sabe do que se trata

Concept

A Toyota anda a exibir o concept La Coupe e ninguém sabe do que se trata

O Toyota La Coupe é um concept rodeado de mistério. Não passou por nenhum salão automóvel, nem sequer existe informação oficial. Afinal do que se trata?

Toyota La Coupe
© yojiy0717

Primeiro vimos o registo de patentes para um novo coupé Toyota, via o site Carscoops. Não foi preciso esperar muito tempo para surgir ao vivo e a cores e ficámos a conhecer o seu nome: Toyota La Coupe.

Esta é uma história estranha, porque apesar de só o conhecermos agora, sabe-se que anda a “passear” pelo Japão pelo menos desde outubro de 2018 — como é que isto escapou à internet? Mais estranho fica, já que não existe qualquer tipo de informação oficial sobre este concept; para todos os efeitos, é como se não existisse.

Mesmo as imagens que podem ver não são oficiais da marca, mas sim das pessoas que se têm cruzado com o La Coupe em várias cidades onde tem sido exibido. Afinal, qual a história por trás deste concept?

O Toyota La Coupe

Primeiro, do que podemos ver nas imagens trata-se de um pequeno coupé de linhas distintas e fluídas. O seu estilo carece da agressividade visual habitual nesta tipologia, revelando uma face “limpa”, podemos dizer até amigável. Ostenta o logotipo da Toyota sobre fundo azul, sugerindo uma motorização híbrida.

VÊ TAMBÉM: Fica a saber tudo sobre o novo Toyota GR Supra

A traseira é mais original, replicando as mesmas soluções que encontramos na dianteira, sobretudo quando reparamos nas formas idênticas dos grupos óticos, de contornos amendoados. A diferença mais visível é a forma como a alongada traseira termina num pronunciado spoiler.

O volume do habitáculo faz recordar carros como o Peugeot RCZ, mas o Toyota La Coupe é tudo menos uma cópia — visualmente não podia ser mais distinto de qualquer outro coupé que conheçamos. É também um contraste gritante quando o comparamos com o portefólio atual da marca japonesa, trocando as grelhas gigantes, os expressivos vincos e muitos contornos que terminam em acutilantes vértices, por um estilo bem mais suave e fluído.

Toyota La Coupe
© Carscoops

O “terceiro irmão”

Sem dúvida que despertou a curiosidade de todos nós. Porquê a muito pública tour pelo Japão e zero informação oficial sobre o La Coupe?

Sabemos que a Toyota quer ter uma gama completa de desportivos, como aconteceu no passado quando tinha em catálogo o MR2, Celica e Supra, que ficaram conhecidos como os “Três Irmãos”. Hoje em dia, o GT86 apresenta um posicionamento semelhante ao do Celica e o Supra está agora a chegar ao mercado, pelo que fica a faltar algo que preencha o lugar do MR2.

Déjà vu

Em 2015, no Salão de Tóquio, a Toyota apresentou um protótipo denominado S-FR, que seria posicionado abaixo do GT86. De protótipo tinha pouco, pois apresentava todos os “tiques” de modelo de produção, nomeadamente a presença de retrovisores e manípulos convencionais nas portas e um interior completo.

Toyota SF-R
Toyota SF-R, 2015

Não tinha o motor atrás das costas, como o MR2, assumindo os contornos de um pequeno coupé com uma arquitetura idêntica ao do Mazda MX-5 — motor longitudinal frontal e tração traseira — com a diferença de ter espaço para uma segunda fila de bancos. No entanto, apesar do estado de prontidão revelado, como se tivesse pronto a ser produzido, desapareceu tão depressa como apareceu.

VÊ TAMBÉM: GT86, Supra e… MR2? Os “Três Irmãos” da Toyota podem estar de regresso

Será o Toyota La Coupe o “terceiro irmão” em falta?

A Carscoops investigou um pouco mais e conseguiu uma resposta oficial por parte da Toyota, através da sua gestora sénior Nancy Hubbell, cuja resposta acabou por ser um enorme balde de água fria. De acordo com ela, o La Coupe não era mais que um estudo interno por parte da divisão japonesa da Toyota, sem intenções de o produzir. As patentes que a Carscoops chegou a publicar foram necessárias para que pudesse ser exibido em público.

Continuamos com a “pulga atrás da orelha”… Rumores existem de que o “terceiro irmão”, que tomará o lugar antes ocupado pelo MR2 poderá ser elétrico, tornando possível recorrer, assim, à plataforma TNGA, colocando o motor elétrico sobre o eixo traseiro, o que permitiria, entre outras coisas, manter o nome MR2 ou Midship Runabout 2.

Toyota La Coupe
© Carscoops

Olhando para o perfil do Toyota La Coupe, de frente muito curta e traseira alongada, tem as proporções certas para uma “criatura” com motor em posição central traseira ou traseira. Será o La Coupé uma das muitas propostas de design para o hipotético MR2? Resta-nos aguardar.

Fonte: Carscoops.

 

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tem o motor do Toyota GR Supra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fica a saber tudo sobre o novo Toyota GR Supra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fica a saber tudo sobre o novo Toyota GR Supra