Vídeo

Opel Corsa GSi. Uma sigla é suficiente?

Depois de uma prolongada ausência, a sigla GSi está de regresso à gama Corsa. Mas será que uma sigla é suficiente para fazer a diferença?

Durante muitos anos, os Opel mais desportivos eram conhecidos por uma sigla: GSi. Usada pela primeira vez no Kadett em 1984, só em 1987 é que esta chegaria ao Corsa, tornando-se imediatamente sinónimo das versões mais desportivas do utilitário alemão.

No entanto, com o passar dos anos e o surgimento de uma sigla ainda mais radical, a OPC (sinónimo de Opel Performance Center), a sigla GSi foi perdendo o seu espaço, e, apesar de ter continuado a aparecer em todas as gerações do Corsa, acabaria por desaparecer em 2012.

Ressuscitada pelo Insignia GSi em 2017, a sigla que ainda hoje é associada a pequenos Opel Corsa A com um proeminente pára-choques dianteiro e jantes de três raios regressou à gama Corsa.

Por isso, o Diogo Teixeira foi ver até que ponto o Corsa GSi ainda tem lugar entre os pocket rocket modernos em mais um vídeo do nosso canal de YouTube.
Subscreve o nosso canal de Youtube.

Equipado com um motor 1.4 l turbo capaz de debitar 150 cv e 220 Nm de binário associado a uma caixa manual de seis velocidades e o Corsa GSi cumpre os 0 aos 100 km/h em 8,9s e atingir os 207 km/h, fazendo da sigla GSi, uma vez mais, sinónimo da versão mais desportiva do utilitário alemão.

VÊ TAMBÉM: Estes carros têm nomes com duplo significado

Esteticamente, o Corsa GSi que o Diogo testou parece ter ido buscar inspiração aos seus antepassados, apresentando-se num vistoso amarelo que nos relembra a primeira geração do pocket rocket alemão e contando com detalhes como a frente do desaparecido Corsa OPC ou o aileron traseiro.

Opel Corsa GSi
A ponteira de escape central do Corsa OPC desapareceu no GSi, dando lugar a uma discreta ponteira cromada.

Já no interior, e como podes ver no nosso vídeo, o Corsa GSi assume um visual bem mais discreto, sendo até fácil confundi-lo com uma versão “normal” desta sexta geração do Opel Corsa.

VÊ TAMBÉM: Lembras-te deste? Opel Calibra, esculpido pelo vento
Opel Corsa GSi
O interior do Corsa GSi é bastante discreto, com a sigla a não aparecer sequer no volante.

Por fim, e uma vez que falamos de um hot hatch, em termos dinâmicos, e apesar de o chassis ter surgido originalmente em 2006 (sim, é o mesmo que era usado pelo Corsa D e pelo desaparecido Fiat Punto), o Corsa GSi parece ainda se dar bem com estradas sinuosas, mesmo tendo em conta a direção pouco comunicativa.

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o Opel 1204?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Opel 1204: o Chacal alemão dos anos 70
Em cheio!!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel 1204: o Chacal alemão dos anos 70

Mais artigos em Testes

Os mais vistos