Notícias Volkswagen Golf e SEAT Leon adiados para 2020. Afinal o que se passa?

Indústria

Volkswagen Golf e SEAT Leon adiados para 2020. Afinal o que se passa?

Depois de o Volkswagen Golf ter visto o seu lançamento atrasado, foi a vez do SEAT Leon ser afetado. Afinal de contas, o que é que se passa?

Volkswagen Golf e SEAT Leon

Inicialmente prevista para meados deste ano, a oitava geração do Volkswagen Golf viu a sua apresentação e respetivo lançamento adiados para 2020. Agora, parece que os problemas de “gestação” que afetaram o novo Golf chegaram também à nova geração do SEAT Leon, que, ao que tudo indica, também só deverá chegar no próximo ano.

De acordo com fontes oficiais da Volkswagen, a razão por detrás do atraso da chegada da oitava geração do Golf é simples: estratégia. Segundo Juergen Stackman, responsável de vendas e marketing da marca, “é melhor lançar o novo Golf no início do próximo ano (…) Não tem nada a ver com a produção. É uma decisão de vendas”.

No entanto, têm sido várias as informações que têm associado o atraso da apresentação e entrada em produção do novo Golf a alguma da tecnologia que integrará, sobretudo a referente à elevada digitalização que veremos na oitava geração do Golf, que tem originado bugs.

VÊ TAMBÉM: Beetlaru? O Carocha de 382 cv com motor boxer de um… Subaru
Volkswagen Golf
Previsto para meados deste ano, a nova geração do Volkswagen Golf só deverá chegar no final de fevereiro de 2020.

Em declarações à Automotive News, Stackman acabou por referir que as maiores dificuldades que os engenheiros se têm deparado relacionam-se com a capacidade do novo Volkswagen Golf poder ver o seu software atualizado via aérea (OTA, ou over the air), solução que podemos encontrar nos modelos da Tesla.

As atualizações do software via aérea fazem com que um automóvel deixe de ser “um ecossistema fechado”, refere Stackman, o que o torna também mais vulnerável a ataques informáticos, levantando muitos desafios ao nível da segurança e até homologação do modelo.

E o SEAT Leon, quando chega?

Tendo em conta que o SEAT Leon está a ser desenvolvido com base na mesma evolução da plataforma MQB usada pelo novo Golf, tudo indica que o modelo espanhol venha a ver a sua chegada ao mercado atrasada. Com chegada prevista para o final de 2019, o mais provável é que a quarta geração do Leon só chegue em 2020.

SEAT Leon
Apesar de ainda não haver confirmação, o Leon também parece ter visto o seu desenvolvimento atrasado.

Em declarações à Autopista, um responsável da SEAT afirmou: “O timing de lançamento de da nova geração de modelos com a plataforma MQB está de acordo com os cânones habituais não estando ainda definido o dia do arranque da produção. O objetivo é que a produção dos novos modelos se inicie entre o final de 2019 e o início de 2020″.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Volkswagen levou pela primeira vez o Golf BiMotor a Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando a VW perdeu a cabeça e desenvolveu um Golf BiMotor