Notícias Genebra, 2009. O MiTo que todos queríamos e não tivemos

Arranque a Frio

Genebra, 2009. O MiTo que todos queríamos e não tivemos

O Salão de Genebra 2019 abre hoje as portas… E que contraste para o mesmo salão há 10 anos, em 2009, mesmo com a presença de um apaixonante hot hatch.

Alfa Romeo MiTo GTA
@Car and Driver

Em 2009, já com uma crise internacional em toda a sua força, o ambiente não era o mais otimista no Salão de Genebra. Não se falava em condução autónoma e o tema da eletrificação ainda estava distante, assim como a febre SUV dava os seus primeiros passos dominadores.

Entre as várias estreias, destaque para o show car Nissan Qazana (o primeiro impacto com o que seria o Juke), o ribombante Aston Martin One-77, ou o encantador Fiat 500C. Podíamos também encontrar uma novidade da Saab, a 9-3x.

Mas houve um que captou a nossa atenção, o protótipo do Alfa Romeo MiTo GTA, a versão hardcore do mais pequeno dos Alfa e prometia… bastante: 240 cv extraídos do então novo 1.75 l, aligeirado (fazendo jus ao A em GTA) com fibra de carbono e alumínio, e 20 mm mais próximo do solo e suspensão adaptativa.

Com o agravar da crise internacional, infelizmente, o MiTo GTA ficou-se apenas pela promessa…

2019, abrem-se as portas do Salão de Genebra, elétricos e híbridos são a maioria… e a Alfa Romeo estreia um novo protótipo, de um SUV mais pequeno que o Stelvio — como os tempos mudaram…

RELACIONADO: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.