Notícias Lancia Rally 037. Os números do último tração traseira campeão mundial do WRC

Arranque a Frio

Lancia Rally 037. Os números do último tração traseira campeão mundial do WRC

Quando um tração traseira consegue conquistar o título mundial a um 4WD só pode ser uma máquina muito especial. O seu nome? Lancia Rally 037.

Lancia Rally 037

É uma máquina a vários níveis notável e inconfundível — contornos únicos e como esquecer a icónica pintura da Martini Racing? O Lancia Rally 037 enfrentou o futuro — os 4WD — e venceu-o. Apesar de não ter tanta potência como o rival Audi Quattro, e só contar com duas rodas motrizes (as traseiras), levaria de vencida o mundial de construtores em 1983.

Recordamos hoje esta muito especial máquina com um pequeno filme da FCA Heritage, que nos traz resumidamente todos os números que interessam sobre o vitorioso Lancia Rally 037.

Um olhar sobre uma máquina que tinha mais a ver com um carro de competição nascido de raíz do que um carro de produção adaptado para competição: motor central traseiro, sub-chassis tubulares, suspensão independente, e dois enormes capôs (dianteiro e traseiro) a permitir total acesso à mecânica, facilitando a assistência em prova.

A sua carreira prolongar-se-ia por cinco campeonatos (1982-1986), sempre competitivo, o que deu muito tempo para a Lancia entrar de forma triunfante nos 4WD com o monstro Delta S4

VÊ TAMBÉM: O dia em que a Lancia “renasceu” com o Delta Futurista

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que componente o Pagani Zonda partilha com o Lancia Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que liga o Pagani Zonda ao Lancia Y?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O que liga o Pagani Zonda ao Lancia Y?