Notícias Novo motor Wankel da Mazda vai ser do tamanho de uma caixa de sapatos

Inovação

Novo motor Wankel da Mazda vai ser do tamanho de uma caixa de sapatos

Mais compacto que nunca, apenas um rotor e sem ligação ao eixo motriz. A Mazda operou uma pequena grande revolução no seu motor Wankel e já registou a patente.

A Mazda nunca desistiu do motor Wankel. Após anos e anos de investimento, parece que o regresso desta arquitetura de motores vai mesmo acontecer.

Mais do que um regresso ao passado, a Mazda preparou o seu «amado» motor Wankel (ou motor de rotores, se preferirem) para o futuro. Um futuro mais preocupado com o meio ambiente e onde a eletrificação do automóvel é um dado adquirido. Por isso esqueçam o regresso do som quase ensurdecedor e igualmente entusiasmante da arquitetura Wankel, o objetivo é outro…

Reinventar o motor Wankel

O conceito original criado pelo Felix Wankel mantém-se, mas foi reinventado pelos engenheiros da Mazda. Tendo em consideração as imagens usadas para registo da patente (em destaque), há muitas novidades no conceito.

A mais óbvia é a posição do rotor. Ao invés da posição vertical que conhecíamos até agora, a Mazda decidiu colocá-lo numa posição horizontal.

Motor Wankel
Nas legendas 70 e 72 podemos ver a janela de admissão e escape deste motor Wankel.
RELACIONADO: Mazda RX-7: o único Grupo B com motor Wankel

Porquê em posição horizontal?

Com esta questão vamos ao ponto essencial. Este novo motor Wankel não servirá de unidade motriz, mas sim como extensor de autonomia para as baterias. Funcionará como um pequeno gerador de energia.

O objetivo da Mazda é colocar este motor Wankel na zona posterior do automóvel, debaixo do fundo da bagageira. O local que garante melhor isolamento, menor perda de espaço e melhor refrigeração. Daí a opção pela posição horizontal.

Motor Wankel
Que modelo poderá estrear esta configuração? Lê o artigo até ao final.

E a fiabilidade do motor?

Um dos problemas do conceito dos motores Wankel diz respeito à lubrificação das arestas do rotor. Para resolver este problema, a Mazda vai montar um pequeno injetor de óleo em forma de L (imagens 31, 31a, 81 e 82) para lubrificar as paredes da câmara de combustão.

Motor Wankel
Corte lateral do motor.

Este formato em L permite que o sistema de lubrificação seja montado na lateral do motor, contribuindo assim para um formato mais compacto. Martin ten Brink, um dos responsáveis da marca, revelou este ano que o novo motor Wankel da Mazda vai ter a dimensão de uma «caixa de sapatos».

Onde é que vamos ver este motor? E quando.

Uma das possibilidades mais prováveis é encontrarmos este motor num futuro elétrico, que deverá basear-se na próxima geração do Mazda2. Sobre essa possibilidade já escrevemos um extenso artigo que poderás ler aqui.

 

Sabe esta resposta?
Qual é a aceleração dos 0-100 km/h do novo Mercedes-AMG A35?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mais de 300 cv e 4,7s nos 0-100 km/h para o mais acessível dos AMG