Desde 15 790 euros

SEAT Ibiza MK5. Qual é a melhor versão?

Desde o seu lançamento em 1984, que o SEAT Ibiza tem sido um dos melhores utilitários do segmento. Atualmente na sua quinta geração, qual será a melhor versão deste «best-seller» espanhol?

O SEAT Ibiza soma e segue. Já são mais de 30 anos e cinco gerações de uma carreira comercial recheada de vendas e números recorde.

Resultados que têm aumentado significativamente o estatuto do Ibiza no seio do Grupo Volkswagen. Nesta quinta geração, coube-lhe inclusivamente a responsabilidade de estrear a nova plataforma compacta do Grupo Volkswagen — MQB A0 —, passando à frente do… Volkswagen Polo. Querem sinal mais claro da aposta do Grupo VW no Ibiza?

O resultado não podia ser outro. Um espaço interior que faz sombra a modelos de um segmento acima; uma capacidade dinâmica referencial (quanto a mim, apenas o Ford Fiesta faz melhor) e uma qualidade de amortecimento que alinha pelos melhores do segmento (aqui, com vantagem para o Polo).

RELACIONADO: SEAT Ibiza. Vencedor Carro do Ano 1994 em Portugal

Mas nem tudo são rosas. Há opcionais que deviam ser de série nas versões mais equipadas, plásticos que mereciam outra superfície, e motores que não vale a pena considerar.

Com esta experiência, decidi fazer aquilo que já tinha feito com o Nissan Qashqai, uma espécie de «guia de compra», com o melhor e o pior de cada versão.

Assiste ao vídeo:

Tudo isto são conclusões que resultam de mais de 5000 km ao volante do SEAT Ibiza de 5ª geração. Testei as versões TSI, TDI, os níveis de equipamento FR e Xcellence, e pelo meio ainda houve uma viagem mais longa num «rent-a-car».

Entretanto, lanço-vos um desafio:

Esta semana vamos lançar no YouTube uma entrevista com um dos responsáveis de design da Peugeot, e no fim de semana temos um «super SUV» da Bentley com o Diogo Teixeira ao volante. Que tal?

SEAT Ibiza MK5
Sabes responder a esta?
Qual o vencedor de Carro do Ano em Portugal em 2018?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

SEAT Ibiza é o vencedor do Carro do Ano 2018 em Portugal

Mais artigos em Testes

Os mais vistos