Notícias As duas caras da Citroën Berlingo. Faz sentido?

Arranque a Frio

As duas caras da Citroën Berlingo. Faz sentido?

Num período onde assistimos ao desaparecimento de vários tipos de carroçarias, a Citroën deu-se ao luxo de dar duas caras distintas para a Berlingo.

citroën berlingo

A nova Citroën Berlingo, “made in” Mangualde, tal como as antecessoras, está disponível em duas variantes: uma mais virada para o transporte de mercadorias (Berlingo Van), e outra para o transporte de passageiros.

A de passageiros até a podemos considerar um MPV e, até agora, distinguia-se exteriormente pelos para-choques pintados e mais uns  pormenores estéticos. Nesta nova geração a diferenciação atingiu patamares inéditos.

Apesar de assistirmos ao desaparecimento da diversidade de carroçarias em vários modelos, a Citroën não teve problemas em desenhar duas caras distintas para a Berlingo. A Van conta com um único conjunto de faróis, enquanto a Berlingo “civil” tem óticas bipartidas — tal e qual os carros e SUV da marca — acarretando custos mais elevados. Ganha também novos para-choques e até os famosos AirBumps.

Compare-se com as opções tomadas pelas “irmãs” da Opel e Peugeot. Se entre a Combo Life e Cargo as diferenças resumem-se a mais áreas pintadas, a Peugeot até criou dois modelos — Rifter e Partner —, e mesmo assim, as diferenças entre os dois resumem-se a uns para-choques e um número superior de proteções em plástico, à la SUV…

Não faria mais sentido dar dois nomes distintos aos dois modelos como a Peugeot o fez?

RELACIONADO: Produção em Mangualde. PSA “desvenda” novos Partner, Berlingo e Combo

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Mercedes-AMG A 35?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-AMG A 35 ao vivo em Paris com 306 cv de potência