Clássicos Foi há 35 anos que o Nissan Patrol começou a ser produzido na Europa

Efeméride

Foi há 35 anos que o Nissan Patrol começou a ser produzido na Europa

O primeiro modelo da Nissan produzido na Europa foi o Patrol. O primeiro exemplar fabricado em Espanha saiu da linha de montagem há 35 anos.

Nissan Patrol

Se és fã de todo-o-terreno, de certeza que o nome Nissan Patrol não te é estranho. O que provavelmente eras capaz de não saber é que o famoso jipe nipónico foi o primeiro modelo da Nissan a ser produzido na Europa, mais precisamente em Espanha.

O primeiro Nissan Patrol com o selo made in Europe saiu da linha de produção em 1983 e daí até 2001 foram produzidas na fábrica da Nissan em Barcelona 196 mil unidades do modelo que também foi vendido como Ebro Patrol. Para teres uma ideia do sucesso do modelo no país vizinho, em 1988 um em cada dois jipes vendidos em Espanha eram um Nissan Patrol.

Para além do Nissan Patrol, também o Terrano II foi produzido em Barcelona. Ao todo, entre 1993 e 2005, saíram da linha de produção da Nissan em Barcelona 375 mil unidades do Terrano II. Atualmente são produzidas naquela fábrica a Nissan Navara, Renault Alaskan e a Mercedes-Benz Classe X.

VÊ TAMBÉM: 2ª geração do Nissan Juke. Tudo o que já sabemos
Nissan Patrol
Sistema de infotainment? O Nissan Patrol não sabia o que isso era, o mais próximo que tinham disso era o rádio CB que muitos receberam.

As gerações do Nissan Patrol

O mais provável é que a primeira imagem que te vem à cabeça quando ouves o nome Nissan Patrol seja a da terceira geração do modelo (ou então um Patrol GR), precisamente aquela que foi produzida em Espanha durante 18 anos. No entanto, o nome Patrol é bem mais antigo com as suas origens a remontarem a 1951.

A primeira geração do Patrol (4W60) surgiu no mercado japonês em 1951 e foi comercializada até 1960. Esteticamente não escondia a inspiração no Jeep Willys e estava disponível em versões de três e cinco portas.

Nissan Patrol
Era assim a primeira geração do Patrol. Não te traz à memória nenhum modelo?

A segunda geração (160 e 260) foi a que esteve mais tempo no mercado (entre 1960 e 1987) e estava com diversas opções de carroçaria. Esteticamente trocou a inspiração no Willys por um visual mais original.

Nissan Patrol
A segunda geração do Nissan Patrol esteve em produção entre 1960 e 1980.

A terceira geração é aquela que melhor conhecemos e que também foi produzida em Espanha. Lançada em 1980 foi produzida até 2001, e foi sofrendo algumas renovações estéticas, como por exemplo, a adoção de faróis quadrados no lugar dos redondos originais.

A quarta geração ficou conhecida entre nós como Patrol GR e esteve no mercado entre 1987 e 1997 (nunca chegou a substituir a terceira geração como estava planeado). Já a quinta geração foi a última a ser vendida por cá e também recebeu o nome Patrol GR, sendo produzida desde 1997 até hoje (mas só para alguns mercados).

A sexta e última geração do Nissan Patrol foi lançada em 2010 e nós já não tivemos oportunidade de a conhecer. No entanto, provavelmente já ouviste falar na versão Nismo da derradeira geração do famoso jipe nipónico.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do Nissan 370Z Nismo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Uma semana INTEIRA ao volante do Nissan 370Z Nismo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Uma semana INTEIRA ao volante do Nissan 370Z Nismo