Notícias Uma aventura pelos Caminhos de Santiago ao volante de uma Mercedes-Benz Classe X

Eventos

Uma aventura pelos Caminhos de Santiago ao volante de uma Mercedes-Benz Classe X

Todos os anos 300 mil pessoas percorrem os Caminhos de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo. Nós fizemo-nos à estrada ao volante, integrando uma caravana de 45 viaturas todo-o-terreno que saiu de Portugal à procura de uma aventura inesquecível.

Os Caminhos de Santiago estendem-se por toda a Europa e as primeiras peregrinações tiveram lugar no século IX e X, após a descoberta do túmulo de Santiago Maior.

Nós fizemos o Caminho de forma diferente, ao volante. A Razão Automóvel partiu à descoberta dos caminhos assinalados pelas conchas entre Trancoso e Santiago de Compostela, juntamente com mais de 45 viaturas todo-o-terreno, a convite do Clube Escape Livre.

Mais de 1500 km ao volante

A Razão Automóvel integrou uma caravana de viaturas 4×4, com o objetivo de percorrer mais de 500 km num percurso preparado pela organização do Clube Escape Livre, entre Trancoso e Santiago de Compostela. O objetivo era seguir em asfalto e fora de estrada algumas das rotas seculares dos peregrinos.

No total contabilizámos mais de 1500 km ao volante de uma Mercedes-Benz Classe X, desde que saímos de Lisboa até regressarmos. 

Locais históricos

Para além da possibilidade de testarem as capacidades todo-o-terreno das suas viaturas, os participantes foram brindados com paisagens nacionais magníficas e visitaram locais históricos nacionais e espanhóis. 

Durante o percurso visitámos 12 locais religiosos emblemáticos e que são paragens importantes para os peregrinos, entre igrejas, mosteiros e conventos.

Os centros históricos de Trancoso e Sernancelhe, o santuário de Nossa Senhora da Lapa, o mosteiro de S. João de Tarouca, a ponte e torre medieval de Ucanha, a aldeia típica de Agra, os santuários de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Abadia, o mosteiro de Tibães, o Mosteiro de Oia e a Catedral de Santiago de Compostela foram alguns dos locais visitados.

O Botafumeiro

Em Santiago de Compostela juntou-se aos 117 participantes o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e presidiu à Missa do Peregrino na Catedral de Santiago, onde é habitualmente lançado o famoso incensário da Catedral, o Botafumeiro.

O Botafumeiro é o grande incensário da Catedral, provavelmente um dos maiores do mundo. É deslocado por um complexo sistema de polias para as naves laterais da catedral, pesa 53 kg e mede 1,50 m – são necessários 8 homens para o deslocar, a quem chamam “tiraboleiros”. O incensário está suspenso a uma altura de 20 metros e pode atingir 68 km/h.

Vê as imagens desta aventura

Durante os 5 dias de viagem, milhares de pessoas acompanharam diariamente o percurso da nossa equipa no Instagram. Se não nos segues no Instagram, devias fazê-lo! Há muito conteúdo exclusivo que estás a perder por não nos seguires!

Foram mais de 85 mil as contas de utilizadores alcançadas com as imagens publicadas no nosso feed, e 160 mil visualizações nos Instagram Stories diários, com o registo dos melhores momentos do XV Off Road Bridgestone ACP Caminhos de Santiago.

O Clube Escape Livre vai regressar a Santiago de Compostela em 2020 e 2021. Se queres participar na próxima edição fica atento ao calendário de atividades do Clube, é um dos passeios mais procurados!