Notícias Euro NCAP. Estes são os carros mais seguros de 2018

Segurança

Euro NCAP. Estes são os carros mais seguros de 2018

A Euro NCAP revelou quais os carros mais seguros testados este ano, confrontados com testes mais exigentes, sobretudo os relativos a segurança ativa.

Mercedes-Benz Classe A Ver vídeo

A Euro NCAP faz uma retrospetiva sobre o ano que passou, elegendo um trio de modelos como os carros mais seguros de 2018.

O ano de 2018 foi também marcado pela superior exigência dos testes a efetuar, sobretudo os relacionados com os sistemas de segurança ativa, avaliando de forma mais exaustiva os sistemas de travagem automática de emergência e manutenção na faixa de rodagem.

Coube ao Nissan Leaf ser o primeiro carro testado ao abrigo destes novos testes, os quais passou com distinção, alcançando as desejáveis cinco estrelas. No entanto, não foi suficiente para fazer parte dos melhores do ano.

RELACIONADO: Euro NCAP elege os melhores de 2017. Metade são Volkswagen.
Mercedes-Benz Classe A
Classe A após o sempre difícil teste do poste

Os carros mais seguros de 2018

A Euro NCAP elegeu três modelos para quatro categorias: Mercedes-Benz Classe A, Hyundai Nexo e o Lexus ES. Curiosamente, só um deles é atualmente comercializado em Portugal, o Classe A. O Nexo, o SUV fuel cell da Hyundai não tem comercialização prevista no nosso país, e o Lexus ES só chegará até nós durante 2019.

O Mercedes-Classe A foi o melhor na categoria Carro Familiar Pequeno, e também foi aquele que alcançou a pontuação mais elevada de todos os testes realizados em 2018 pelo Euro NCAP. O Hyundai Nexo foi o melhor na categoria SUV Grande e por fim, o Lexus ES acabou por ser o melhor em duas categorias: Carro Familiar Grande, e Híbridos e Elétricos.

Hyundai Nexo
O Nexo prova que os receios sobre a segurança dos veículos a pilha de combustível são infundados.

Apesar de todos serem veículos cinco estrelas, os resultados não são comparáveis entre eles, justificando a existência de várias categorias. Isto acontece porque estamos a falar de veículos com diferentes tipologias e… peso. Os crash tests do Euro NCAP, por exemplo, simulam o embate entre dois veículos de massa equivalente, pelo que os resultados obtidos num Classe A de 1350 kg não podem ser comparados com os mais de 1800 kg de um Nexo.

Lexus ES
O Lexus ES, apesar da imagem dramática, provou ter níveis de segurança elevadíssimos

Como se chega a melhor da classe?

Para ser o melhor da sua classe ou categoria (Best in Class), é efetuado um cálculo que soma as pontuações em cada uma das áreas avaliadas: ocupantes adultos, ocupantes infantis, peões e assistentes de segurança. Para serem elegíveis, também só são considerados os seus resultados com os equipamentos de série disponíveis — os opcionais que possam melhorar a sua classificação (como alguns pacotes de equipamentos de segurança) são excluídos.

Em 2018 introduzimos novos e mais duros testes, com um foco particular na proteção dos utilizadores da estrada mais vulneráveis. Os três vencedores Melhor da Classe este ano demonstraram claramente que os construtores automóveis estão a esforçar-se para os mais elevados níveis de proteção e que as avaliações do Euro NCAP são um catalisador para estes melhoramentos cruciais nem segurança.

Michiel van Ratingen, Secretário Geral Euro NCAP
RELACIONADO: Fiat Panda leva zero estrelas para casa no teste do Euro NCAP

Sabe esta resposta?
Qual o ciclo do motor de combustão do Honda CR-V Hybrid?