Notícias Nissan Leaf. O primeiro a conseguir cinco estrelas nos novos testes do Euro NCAP

Segurança

Nissan Leaf. O primeiro a conseguir cinco estrelas nos novos testes do Euro NCAP

O Nissan Leaf é o primeiro automóvel a enfrentar os novos e mais exigentes testes introduzidos pelo Euro NCAP em 2018. Conhece melhor os novos testes e o que implicam.

Nissan Leaf. Euro NCAP crash-test Ver vídeo

A primeira geração do Nissan Leaf já se tinha destacado no Euro NCAP após a sua introdução em 2011, ao ser o primeiro automóvel 100% elétrico a atingir as almejadas cinco estrelas. A segunda geração, apresentada o ano passado, repete agora o feito, apesar das exigências acrescidas nos testes para 2018.

O Nissan Leaf é, assim, o primeiro veículo a ser testado de acordo com os novos protocolos do Euro NCAP, que passou a contemplar mais cenários de possíveis colisões, entre carros, peões e agora, pela primeira vez, ciclistas, que têm aumentado em número nos últimos anos nas principais cidades europeias.

Foco na segurança ativa

Os novos testes põem em evidência a eficácia dos sistemas de travagem autónoma, obrigando a sistemas de deteção mais sofisticados. Os sensores têm de possuir um raio de ação mais amplo para detetar antecipadamente ciclistas — estes deslocam-se mais rapidamente que os peões —, como os algoritmos têm de ser mais complexos para evitar falsas deteções.

Nissan Leaf. Euro NCAP AEB teste

Foi o impulso para salvar os ciclistas que inspirou o governo holandês a financiar um projeto que levou ao desenvolvimento de um protocolo para detetar ciclistas. Estamos honrados que o Euro NCAP tenha decidido adicionar este protocolo ao seu sistema de avaliação.

Robbert Verweij, membro do conselho Euro NCAP e conselheiro de políticas sénior para o Ministério dos Transportes holandês

Outras novidades para 2018 incluem a deteção de peões à noite ou com condições de luz insuficientes de modo a garantir que o sistema funciona em qualquer cenário.

Foram introduzidos também novos testes para averiguar a eficácia dos mais recentes sistemas de manutenção na via de rodagem, que podem atuar autonomamente na direção, capazes de evitar uma saída de estrada ou uma colisão frontal. São testados a capacidade do sistema em detetar a berma da estrada — esteja marcada ou não; de regressar à sua faixa de rodagem após uma ultrapassagem quando é detetado um veículo no sentido oposto; e se o carro não vira de forma inadvertida para a via adjacente do veículo que está a ultrapassar.

Nissan Leaf. Euro NCAP AEB teste

Estas últimas atualizações ao Euro NCAP em segurança ativa, foca tanto na proteção daqueles que estão no interior do veículo, como aqueles que partilham a estrada com ele. As nossas novas avaliações demonstram o nível de sofisticação crescente que pode ser alcançado ao ligar os diversos sistemas de sensores instalados no veículo. À medida que o custo destes sistemas baixa e as capacidades de computação aumentam, veículos convencionais podem brevemente ajudar a prevenir colisões significativamente mais complexas.

Michiel van Ratingen, Secretário Geral Euro NCAP

 

 

Sabe esta resposta?
Qual destes carros foi apresentado no Salão de Pequim?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz Classe A Sedan. Este não é o sucessor do CLA