Notícias Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ recordista no Nürburgring. Ou será que não?

Recordes

Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ recordista no Nürburgring. Ou será que não?

A marca alemã afirma que o Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ é o quatro portas mais rápido no Nürburgring. Mas houve um modelo mais rápido que ele.

Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+

Vamos por partes. A marca alemã anunciou que o Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ conseguiu completar uma volta ao mítico circuito de Nürburgring-“Nordschleife” em apenas 7min25,41s. É impressionante, bem sabemos, mas daí até a Mercedes poder apelidar o seu modelo como o carro de produção de quatro lugares mais rápido no circuito vai uma pequena distância.

É que o Jaguar XE SV Project 8, desenvolvido pela SVO (a divisão de veículos especiais da Jaguar/Land Rover) conseguiu percorrer o circuito alemão em apenas 7min21s. A questão é perceber até que ponto o Jaguar pode ser considerado um modelo de produção nos mesmos moldes do Mercedes-AMG GT de quatro portas.

É que o XE SV Project 8 é um XE como nenhum outro, tendo sofrido profundas transformações (até do ponto de vista estrutural) para um desempenho superior em circuito. Também está disponível em números muito reduzidos (apenas 300 unidades) e dado a especificidade do projeto, muitos defendem que não é elegível para o recorde que a Mercedes-AMG afirma ter conquistado.

VÊ TAMBÉM: Este é o Mercedes-AMG GT com 4 portas mais barato que podes comprar

A ajudar à polémica está ainda o facto de, como sempre, não haver um organismo independente que regularize não só a forma como os tempos no “inferno verde” são obtidos, como sobre os carros e a forma como são testados.

Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+

Os números do recordista (oficial)

Deixando para trás a polémica vamos lá falar dos números que ajudaram a conquistar um novo recorde (oficial). O Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ pilotado pelo engenheiro de desenvolvimento da AMG, Demian Schaffert, está equipado com um motor V8 que debita 639 cv que permite ao modelo alcançar os 315 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,2s.

O carro recordista conta com o sistema de tração integral da AMG Performance 4MATIC+, direção ativa no eixo traseiro, diferencial traseiro autoblocante eletrónico e o sistema AMG DYNAMICS. O modelo usado na volta recordista contava ainda com os modelos de pneus opcionais Michelin Pilot Sport Cup2.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Mercedes-Benz A180d?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Teste completo ao novo Mercedes-Benz A180d (W177)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Teste completo ao novo Mercedes-Benz A180d (W177)