Tecnologia

Esta tecnologia de precisão da Bosch tem contributo português

A Bosch quer que os carros autónomos consigam saber exatamente onde estão. Para o fazer a empresa conta com o contributo de engenheiros portugueses.

Só através da conjugação de hardwaresoftware e serviços inteligentes vai ser possível que a condução autónoma se torne numa realidade. Quem o diz é a Bosch, que está a trabalhar nos três elementos ao mesmo tempo.

A afirmação foi feita por Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da empresa, que declarou que “Os serviços são no mínimo tão importantes para a condução autónoma quanto o hardware e o software. Estamos a trabalhar nos três tópicos simultaneamente”.

Assim, a Bosch oferece um sistema que permite ao veículo saber a sua posição ao centímetro. Este sistema de localização conjuga software, hardware e serviços associados, e determina com precisão a posição do veículo.

VÊ TAMBÉM: No futuro da Renault existem “carros-robô”

O contributo português

O contributo português para o futuro da condução autónoma surge na área do hardware. Desde 2015, cerca de 25 engenheiros do centro de Tecnologia e Desenvolvimento da Bosch em Braga estão responsáveis pelo desenvolvimento dos novos sensores usados pela Bosch para determinar o posicionamento do veículo.

"O sensor de movimento e posicionamento do veículo permitirá que o carro autónomo saiba onde está, a qualquer momento e em qualquer lugar, com uma precisão muito maior do que os sistemas de navegação existentes”.

Hernâni Correia, Team Leader do projeto em Portugal

Ao nível de software a Bosch desenvolveu um conjunto de algoritmos inteligentes que processam os dados recolhidos pelo sensor de movimento e que tornam possível ao sensor de movimento e de posição poder continuar a determinar a posição do veículo mesmo quando se perde a ligação por satélite.

Já ao nível dos serviços, a empresa alemã aposta no Bosch Road Signature, um serviço de localização que se baseia em mapas criados através dos sensores de proximidade instalados nos veículos. O Bosh Road Signature surge associado ao sistema de localização baseados em sensores de movimento e posicionamento de veículo.

Sabes responder a esta?
Quantos níveis de condução autónoma existem?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Conhece todos os níveis da condução autónoma

Mais artigos em Notícias